Dia do Cinema Brasileiro: assista a grandes filmes nacionais no Telecine

 Ingrid Guimarães em cena de ‘Minha Irmã e Eu’

Na quarta (dia 19), é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro e, para comemorar, o Telecine criou em seu catálogo — disponível dentro do Globoplay, do Prime Video Channels e das plataformas de streaming das operadoras de TV Paga — a cinelist ‘Filmes Brasileiros’, que reúne títulos dos mais diversos gêneros e comprova que o que o cinema brasileiro tem, ninguém tem.

A seleção inclui longas que foram sucessos recentes dos cinemas, como ‘Minha Irmã e Eu’, comédia estrelada por Ingrid Guimarães e Tatá Werneck. Na história, as atrizes interpretam duas irmãs — com personalidades muito diferentes — que devem se unir para encontrar a mãe, que está desaparecida.

Também está na cinelist ‘Mussum: O Filmis’, cinebiografia que traz para as telas a trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum — desde o início de sua vida artística como sambista até a chegada ao estrelato como ator televisivo de comédia. O longa conta com os nomes de Ailton Graça, Cacau Protásio e Yuri Marçal no elenco.

Quem assina o Telecine também pode assistir a ‘Nosso Sonho’, cinebiografia da dupla Claudinho e Buchecha, na telona interpretados por Lucas Penteado e Juan Paiva, respectivamente. O filme mostra os desafios enfrentados por eles para alcançarem o sucesso e também retrata a dor da perda de Claudinho, que morreu durante um acidente de carro.

Sucesso de bilheteria e o longa mais assistido na TV Paga em 2023, ‘Os Farofeiros’ é outro título que está incluído na lista. A comédia, estrelada por Mauricio Manfrini e Cacau Protásio, acompanha um grupo de amigos que se juntam para uma viagem durante um feriadão e se metem em grandes enrascadas.

Consagrados

Para quem quer conhecer mais dos clássicos da filmografia brasileira, a cinelist disponibiliza títulos que se notabilizaram nas premiações internacionais. Entre eles está ‘Cidade de Deus’, filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund indicado a quatro categorias do Oscar — incluindo Melhor Direção. Centrado em Buscapé, um rapaz nascido em uma das maiores comunidades do Rio, a Cidade de Deus, o longa retrata o crescimento da violência no bairro.

Também está na lista ‘Central do Brasil’, filme de Walter Salles indicado a duas categorias do Oscar — incluindo o de melhor atriz para Fernanda Montenegro. Na história, Josué (Vinicius de Oliveira) perde a mãe, depois que ela sofre um acidente ocorrido próximo à Central do Brasil. Ele recebe a ajuda de Dora (Fernanda), uma mulher que trabalha na estação escrevendo e lendo cartas para pessoas que não são alfabetizadas, na procura por seu pai.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1996, ‘O Quatrilho’ traz Patrícia Pillar e Glória Pires em seu núcleo principal. Elas interpretam duas mulheres, imigrantes italianas, que vivem juntas em uma mesma casa. Quando uma delas se apaixona pelo marido da outra, o novo casal decide fugir e deixar para trás seus antigos parceiros.

De Glauber Rocha, ‘Terra em Transe’ concorreu à Palma de Ouro em 1967. No contexto das ditaduras de países latino-americanos dos anos 1960, um intelectual tenta liderar um movimento revolucionário.

Além da trama inesquecível, o longa também traz gigantes da dramaturgia brasileira em seu elenco como Jardel Filho, Paulo Autran, Glauce Rocha, Paulo Gracindo, Hugo Carvana, Danuza Leão, Fábio Migliaccio e Mário Lago.

Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2019, ‘Bacurau’, longa de  Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, é ambientado em um futuro distópico. O roteiro acompanha uma série de acontecimentos estranhos que são observados em uma pequena cidade do sertão pernambucano. O elenco traz grandes nomes como Sonia Braga, Karine Teles e Silvero Pereira.

Baseado em fatos

O que não falta no Brasil são boas histórias e claro que essas narrativas não poderiam estar de fora da cinelist. Longa de Laís Bodanzky, ‘A Viagem de Pedro’ traz Cauã Reymond no papel de Dom Pedro I.

O enredo é ambientado em 1831. Durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, o ex-imperador do Brasil busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão, que usurpou seu reino em Portugal.

No contexto da redemocratização, na década de 1980, ‘O Paciente – O Caso de Tancredo Neves’ representa o momento em que Tancredo Neves é hospitalizado, dias antes de sua posse como presidente do Brasil. O longa, dirigido por Sérgio Rezende e protagonizado por Othon Bastos, leva para as telas o drama vivido pelo país naquele momento crítico.

‘Marighella’, por sua vez, conta a história do militante comunista Carlos Marighella — uma das principais figuras da luta contra a Ditadura Civil-Militar de 1964. Exibido em Cannes, o filme é assinado por Wagner Moura e conta com grande elenco, que traz nomes como o de Seu Jorge (que faz o protagonista), Adriana Esteves, Bruno Gagliasso e Humberto Carrão.

Em ‘Pureza’, Dira Paes interpreta Dona Pureza, uma mãe do interior do Maranhão que, em 1993, teve de sair em busca do filho escravizado em uma fazenda. Ela, então, vende seus pertences e sai em uma empreitada pelas plantações da região amazônica à procura do rapaz.

Protagonizado por Selton Mello, ‘Jean Charles’ é baseado na história de um brasileiro que foi assassinado pela polícia de Londres, que alegou tê-lo confundido com um terrorista. Exibido no Festival de Toronto, o longa conta com as participações de Vanessa Giácomo e Luís Miranda.

Infantis

Agora se a pedida é entretenimento para a criançada, a lista disponibiliza uma série de filmes pra lá de divertidos. Entre eles está ‘Pluft – O Fantasminha’, filme baseado na clássica peça teatral homônima de Maria Clara Machado. Dirigido por Rosane Svartman, esse é o primeiro filme infantil, live action, feito com tecnologia 3D no Brasil. O elenco é estrelado e traz nomes como os de Nicolas Cruz, Arthur Aguiar, Fabiula Nascimento, Juliano Cazarré e Lucas Salles.

Outra adaptação vinda do teatro, ‘Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood’ traz Didi (Renato Aragão) liderando um grupo de artistas circenses em uma ação para salvar o Circo Sumatra da falência. Juntos, eles se reinventam para tentar atrair o grande público.

Inspirado nas HQ’s de Maurício de Sousa, ‘Turma da Mônica: Laços’ é a primeira adaptação live action das histórias da turminha mais querida pela garotada do Brasil. No filme, Cebolinha tem de aprender a conviver com a liderança de Mônica no grupo.

Em uma pegada de aventura, a cinelist disponibiliza ‘Os Aventureiros – A Origem’, filme em que Luccas Neto e seus amigos são sugados por um portal mágico e vão parar na Cidade da Alegria. Lá, eles se tornam um grupo de aventureiros e devem enfrentar diversos desafios para voltar para casa.

Em uma vibe semelhante, a criançada pode aprender muito com ‘Brasil Animado’, primeira animação brasileira produzida com tecnologia 3D. Centrado nos cãezinhos Relax e Stress, o longa acompanha a aventura dos dois em busca da árvore mais antiga do Brasil.

Infanto-juvenis

A lista traz ainda indicações para o público adolescente. Inspirado no livro homônimo de Luiza Trigo, ‘Meus 15 Anos’ traz Larissa Manoela no papel de uma adolescente introvertida que, ao descobrir que vai ganhar uma festa de debutante, fica receosa de não ter amigos para convidar para o evento.

O longa conta com as participações de Anitta e Rafael Infante. No clima de despedida do ensino médio, ‘A Última Festa’ acompanha a festa de formatura de um grupo de jovens. Com elementos de drama, romance e comédia, o enredo trata dos dilemas típicos da adolescência.

Seguindo uma trilha semelhante, em ‘Desapega!’, Maísa Silva interpreta Duda, uma garota que é chamada para estudar no exterior e tem de lidar com a dependência emocional da mãe, Rita (Glória Pires). O elenco conta com as participações de Marcos Pasquim, Malu Valle e Polly Marinho.

Estrelado por Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, ‘Fala Sério, Mãe!’ acompanha a relação de uma mãe (Ingrid Guimarães) e sua filha adolescente (Larissa Manoela). O título é uma adaptação do livro de Thalita Rebouças de mesmo nome.

Ação

Se a vibe é adrenalina, o cinema brasileiro também tem e claro que a cinelist também indica diversos títulos de tirar o fôlego. Um deles é ‘Tropa de Elite’, dirigido por José Padilha e protagonizado por Wagner Moura. Premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2007, o longa é livremente inspirado na operação armada em 1997 para garantir a segurança do papa, que visitava o Brasil.

O segundo longa da franquia, ‘Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro’ também está disponível no acervo. Neste capítulo, Capitão Nascimento é promovido ao alto escalão da administração do Estado. A partir daí, o ex-policial se vê em meio a uma rede de corrupção e de relações promíscuas entre políticos e criminosos.

Filme de Afonso Poyart que fez história ao usar efeitos especiais de última geração ainda não testados no Brasil, ‘2 Coelhos’ inspira-se no combate à corrupção para desenvolver sua trama. Centrado em um homem que decide fazer justiça com as próprias mãos e ir ao encalço de políticos desonestos, o elenco conta com as atuações de Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Fernando Alves Pinto e Robson Nunes.

‘Carcereiros’, adaptação para os cinemas da série de mesmo nome protagonizada por Rodrigo Lombardi, é centrado em um agente penitenciário que vive sob pressão devido aos conflitos existentes no presídio em que trabalha. Os nervos ficam ainda mais exaltados com a chegada de um terrorista internacional e o estouro de uma rebelião.

da Redação A Toupeira

Filed in: TV

You might like:

Cinemark apresenta Pipoca Mais Parmesão Cinemark apresenta Pipoca Mais Parmesão
“Terça Nacional” da Cinépolis traz dois filmes com ingressos a partir de R$ 6,00 “Terça Nacional” da Cinépolis traz dois filmes com ingressos a partir de R$ 6,00
No Brasil: Josh Hartnett, M. Night Shyamalan e Saleka dão início a Tour Global de “Armadilha”, novo longa da Warner Bros. No Brasil: Josh Hartnett, M. Night Shyamalan e Saleka dão início a Tour Global de “Armadilha”, novo longa da Warner Bros.
Quinta Temporada de “Pocoyo” estreia na Max e Cartoonito Quinta Temporada de “Pocoyo” estreia na Max e Cartoonito
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.