Dia do Luto: Dois livros infantis para falar sobre o assunto com crianças

No dia 19 de junho, celebra-se o Dia Nacional do Luto. De acordo com o dicionário Michaelis, luto é o “sentimento de pesar ou tristeza pela morte de alguém; tristeza profunda causada por grande calamidade; dor, mágoa, aflição”.

Diante da perda de alguém importante, é comum sentimentos de desesperança, desalento e dúvidas sobre o futuro. Contudo, não há regras em um manual a serem seguidas. O luto é vivenciado de maneira singular por cada pessoa. Há quem sinta muito durante um longo período de tempo, outros, encontram escapes em diferentes áreas da vida.

É importante dar tempo e espaço para a expressão das emoções e sentimentos negativos, permitindo a manifestação da dor da perda para que o momento seja elaborado e a pessoa possa seguir em frente. A situação pode tornar-se mais complicada quando quem está experienciando o luto é uma criança.

Por isso, a Cortez Editora separou, dentre seu vasto catálogo com mais de 1.400 obras, dois livros que podem ajudar as crianças a entenderem um pouco mais sobre o luto e sobre a morte. São eles:

A menina e seus pontinhos, de Silmara Rascalha

Crédito: Divulgação

A descoberta dos sentimentos, alegrias e tristezas é apresentada por meio de uma bela amizade entre uma menina e um idoso.

A autora propõe uma viagem ao próprio coração, em que identidade e memória caminham para a formação e o crescimento, anunciando valores para toda vida. Tudo isso embalado pela atmosfera do Natal, resgatando o sentido da verdadeira festa do amor.

Autoras: Lisie de Lucca e Silmara Rascalha Casadei

Editora: Cortez

Categoria: 6 a 8 anos

Páginas: 32

Preço: R$ 57,00

O que faço com esse buraco?, de Marilu Rodrigues

Crédito: Divulgação

Esta é a história da Marilu e do João. A vida da Marilu virou um parque de diversões quando conheceu o João, e eles foram viver felizes, com a cachorra Amélie e o gato Haroldo. Mas um dia o João morreu. Isso mesmo. Sumiu, assim, do nada. Desapareceu.

Então, esta também é a história da Marilu sem o João. Da Marilu com um buraco gigante no peito. Só que acabou acontecendo uma coisa bem legal: ela descobriu onde o João estava vivendo e transformou sua dor em amor. Quer saber também onde é que a Marilu achou o João?

As ilustrações são assinadas por Kristina Sabaite.

Autora: Marilu Rodrigues

Ilustrador: Kristina Sabaite

Editora: Cortez

Categoria: Literatura Infantil e Juvenil

Páginas: 36

Preço: R$ 57,00

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

Que palavra é essa? Leitura infantil para ampliar o vocabulário Que palavra é essa? Leitura infantil para ampliar o vocabulário
Fundação Japão promove Anisong Dance All Styles Battle – Conexão Brasil Japão Fundação Japão promove Anisong Dance All Styles Battle – Conexão Brasil Japão
Super Férias Cinesystem: todo mundo paga meia de segunda a quinta Super Férias Cinesystem: todo mundo paga meia de segunda a quinta
“O Urso S3” – Tudo que você precisa saber sobre a terceira temporada “O Urso S3” – Tudo que você precisa saber sobre a terceira temporada
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.