Direto da Toca: Começou a Anime Friends 2023

Hoje, tivemos a oportunidade de participar de um dos mais tradicionais eventos de anime e cultura pop japonesa, a Anime Friends. A convenção chegou aos seus 20 anos mantendo sua força e destaque, mesmo após o hiato da pandemia, trazendo atrações para os diversos tipos de otakus.

Para os fãs de Tokusatsu, este ano a Anime Friends trouxe além dos bem conhecidos do público da convenção Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto – Jiraiya e Manabu, da série “Jiraya – O Incrível Ninja” – importantes atrizes desse gênero cinematográfico e televisivo: Makoto Sumikawa, conhecida pelos brasileiros nas séries “Spievelman”, “Kamen Rider Black RX” e “Winspector”; Mai Oishi, famosa por ser a Change Phoenix – a “ranger” rosa – na clássica “Esquadrão Relâmpago Changeman”; e Kiyomi Tsukada que participou de “O Fantástico Jaspion”. As três compartilharam histórias dos bastidores e das aventuras, e desventuras, das produções.

Para quem curte anime e música, não faltaram atrações com a cantora Nano uma estrela em ascensão do cenário, com várias faixas usadas nas animações japonesas; a banda Burnout Syndromes, responsável por várias aberturas e fechamentos de animes, também se apresentará trazendo seus sucessos; além disso o evento também trará o Sacra Music Fest, uma apresentação de três grandes nomes da cena – Asca, Who-ya Extended, Sennari – prometendo um show espetacular; e como violinista, não poderia deixar de admirar a performance da musicista Yurika, outra estrela em ascensão, adaptando músicas de anime e j-pop para o violino.

Por sua vez, para admiradores da dublagem nacional não faltam palestras. Além dos painéis com os dubladores das séries “Given” e “One Piece”, onde os dubladores puderam discutir um pouco de suas impressões dos personagens e de suas carreiras, grandes nomes da dublagem marcam presença no evento: Guilherme Briggs – a cara da dublagem brasileira atual, que dá voz a ninguém menos que o Superman, All Might e Joseph Joestar –, Wendel Bezerra – nada menos que a voz de Goku e Bob Esponja –, Cecília Lemes – a voz da Chiquinha, do “Chaves” e “Chapolim”, além da Tsunade, do “Naruto”.

Márcia Gomes – voz brasileira da Change Phoenix e da gata Lua, das diversas séries “Sailor Moon” –, e Mauro Eduardo – voz do Peter Parker do saudoso desenho do Homem-Aranha dos anos 1990, assim como Seto Kaiba de “Yu-Gi-Oh!” –, cada um deles falando um pouco de sua carreira e como conseguiram chegar tão longe neste cenário tão competido.

Ainda que cheio de atrações, o evento tem um forte foco comercial, com uma enorme área com editoras, lojas de mangás, posters, objetos pra cosplay, até jogos antigos, várias com descontos e preços interessantes.

Por sua vez outra área que cresce a cada Anime Friends é o “Artists’ Alley”, que pelo menos triplicou desde minha primeira visita em 2018, e de longe minha parte favorita do evento. Este setor é dedicado a artistas, em particular plásticos e escritores independentes para promover e vender sua arte, e a qualidade das produções encontradas é simplesmente fantástica. Além disso, para o público LGBT+ é ainda mais legal: uma parte considerável dos expositores é do “Vale”, ou é “aliado”.

Por fim, a Anime Friends de 2023 tem de tudo para quase todos públicos nerds, e ainda mais para os Otakus, e definitivamente está imperdível este ano!

Crédito das fotos: Ícaro Marques.

por Ícaro Marques – especial para A Toupeira

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

Crítica: Inverno em Paris” Crítica: Inverno em Paris”
Crítica: “Força Bruta: Sem Saída” Crítica: “Força Bruta: Sem Saída”
Crítica: “A Garota da Vez” Crítica: “A Garota da Vez”
“Maximiliano Kolbe e Eu”: Animação chega aos Cinemas com voz do ator Juliano Cazarré “Maximiliano Kolbe e Eu”: Animação chega aos Cinemas com voz do ator Juliano Cazarré
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.