Direto da Toca: Começou a Anime Friends 2023

Hoje, tivemos a oportunidade de participar de um dos mais tradicionais eventos de anime e cultura pop japonesa, a Anime Friends. A convenção chegou aos seus 20 anos mantendo sua força e destaque, mesmo após o hiato da pandemia, trazendo atrações para os diversos tipos de otakus.

Para os fãs de Tokusatsu, este ano a Anime Friends trouxe além dos bem conhecidos do público da convenção Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto – Jiraiya e Manabu, da série “Jiraya – O Incrível Ninja” – importantes atrizes desse gênero cinematográfico e televisivo: Makoto Sumikawa, conhecida pelos brasileiros nas séries “Spievelman”, “Kamen Rider Black RX” e “Winspector”; Mai Oishi, famosa por ser a Change Phoenix – a “ranger” rosa – na clássica “Esquadrão Relâmpago Changeman”; e Kiyomi Tsukada que participou de “O Fantástico Jaspion”. As três compartilharam histórias dos bastidores e das aventuras, e desventuras, das produções.

Para quem curte anime e música, não faltaram atrações com a cantora Nano uma estrela em ascensão do cenário, com várias faixas usadas nas animações japonesas; a banda Burnout Syndromes, responsável por várias aberturas e fechamentos de animes, também se apresentará trazendo seus sucessos; além disso o evento também trará o Sacra Music Fest, uma apresentação de três grandes nomes da cena – Asca, Who-ya Extended, Sennari – prometendo um show espetacular; e como violinista, não poderia deixar de admirar a performance da musicista Yurika, outra estrela em ascensão, adaptando músicas de anime e j-pop para o violino.

Por sua vez, para admiradores da dublagem nacional não faltam palestras. Além dos painéis com os dubladores das séries “Given” e “One Piece”, onde os dubladores puderam discutir um pouco de suas impressões dos personagens e de suas carreiras, grandes nomes da dublagem marcam presença no evento: Guilherme Briggs – a cara da dublagem brasileira atual, que dá voz a ninguém menos que o Superman, All Might e Joseph Joestar –, Wendel Bezerra – nada menos que a voz de Goku e Bob Esponja –, Cecília Lemes – a voz da Chiquinha, do “Chaves” e “Chapolim”, além da Tsunade, do “Naruto”.

Márcia Gomes – voz brasileira da Change Phoenix e da gata Lua, das diversas séries “Sailor Moon” –, e Mauro Eduardo – voz do Peter Parker do saudoso desenho do Homem-Aranha dos anos 1990, assim como Seto Kaiba de “Yu-Gi-Oh!” –, cada um deles falando um pouco de sua carreira e como conseguiram chegar tão longe neste cenário tão competido.

Ainda que cheio de atrações, o evento tem um forte foco comercial, com uma enorme área com editoras, lojas de mangás, posters, objetos pra cosplay, até jogos antigos, várias com descontos e preços interessantes.

Por sua vez outra área que cresce a cada Anime Friends é o “Artists’ Alley”, que pelo menos triplicou desde minha primeira visita em 2018, e de longe minha parte favorita do evento. Este setor é dedicado a artistas, em particular plásticos e escritores independentes para promover e vender sua arte, e a qualidade das produções encontradas é simplesmente fantástica. Além disso, para o público LGBT+ é ainda mais legal: uma parte considerável dos expositores é do “Vale”, ou é “aliado”.

Por fim, a Anime Friends de 2023 tem de tudo para quase todos públicos nerds, e ainda mais para os Otakus, e definitivamente está imperdível este ano!

Crédito das fotos: Ícaro Marques.

por Ícaro Marques – especial para A Toupeira

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

Morumbi Town recebe o evento Chá das Princesas Morumbi Town recebe o evento Chá das Princesas
“As Vidas de Nathan – O Presente”: Um livro para lembrar que a liberdade está no agora “As Vidas de Nathan – O Presente”: Um livro para lembrar que a liberdade está no agora
“O Urso do Pó Branco” chega ao catálogo do Telecine “O Urso do Pó Branco” chega ao catálogo do Telecine
MSP comemora os 60 anos da Mônica com painéis especiais na CCXP 2023 MSP comemora os 60 anos da Mônica com painéis especiais na CCXP 2023
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.