Desde que joguei minha primeira partida de escape em 2016, a sensação que tive foi a de se tratar de uma excelente opção para aproximar as pessoas, literalmente. Pelo simples fato de podermos escolher quem compartilha o espaço conosco no momento do jogo e pela falta de interferências externas (entendam-se telefones celulares e redes sociais) que acabariam dispersando a atenção.
Com a Pandemia de Covid-19, em 2020, essa proximidade física tornou-se impossível, temporariamente. Mas, de maneira muito apropriada, a proposta se adequou àquela nova realidade e conseguiu manter a ideia de ser viável estar junto aos amigos, agora em um ambiente virtual.
A ideia foi bem aceita pelo público passou a fazer parte das opções disponibilizadas por várias casas de jogos de fuga, incluindo a Escape Time que gentilmente, nos convidou – junto a nossos colegas de equipe Escapers Divertidos – para participar de uma demonstração de seus jogos on line.
Com tempo máximo de 30 minutos para encontrar todas as pistas e chegar às soluções, fomos conduzidos a ambientes temáticos das salas que podem ser reservadas através do site oficial, para resolvermos os mais diversos enigmas.
O desafio (finalizado em 17 minutos) começou já no hall de entrada das salas, ponto de partida para que pudéssemos conseguir escapar da prisão de “Alcatraz – A Escapada Impossível”, descobrir quem era o assassino em “Detetive do Caso 49” e entender o que se passa na cabeça do protagonista de “Jogos Mortais”.
Das salas componentes dessa demonstração, quase todas as salas têm suas versões físicas (essas, já conhecidas por nossa equipe), exceção feita para “Missão Alpha 360°”, cuja partida acontece apenas de maneira virtual.
Se jogar presencialmente parece mais interessante, por podermos tocar nos objetos e imergir com mais facilidade no tema proposto, a vantagem do jogo on line é que você tem como compartilhar a experiência com amigos que estiverem distantes. No nosso caso, havia pessoas de diferentes cidades, que puderam se “fazer presentes” no mesmo ambiente virtual.
Ou seja, ambas as possibilidades são válidas para quem já conhece e gosta de escape games, assim como para quem vai jogar pela primeira vez. Cada uma do seu jeito consegue entregar diversão inteligente e emocionante (você verá como é incrível quando o grupo chega às respostas certas).
Para reservas e informações, acesse https://escapetime.com.br. E aqui no no nosso site, há resenhas de várias salas que já conhecemos com nossos colegas Escapers Divertidos, para ajudar na escolha de suas próximas aventuras.
por Angela Debellis