Direto das Toca: Conhecemos a Exposição “Corpo Humano”

A verdade é que com a perfeição física sendo cada vez mais exigida dentro e fora das redes sociais (ainda que siga como algo humanamente impossível de ser alcançado), os procedimentos estéticos tornaram-se assunto corriqueiro , embora permaneçam em sua posição de intervenções de alto custo e realizados por um grupo bem menor do que o total de interessados.

Quando se fala em “beleza interior”, o primeiro pensamento costuma ser relacionado ao caráter da pessoa – que também é importante, é claro. Mas, vale estender a expressão à real beleza interior de cada um, aquela composta por todos os órgãos e estruturas que compõem essa máquina maravilhosa que chamamos de corpo.

E é essa que pode ser conferida, a partir de hoje, 17 de maio, na Exposição “Corpo Humano”, que já está aberta ao público, no Shopping SP Market, localizado na capital paulista. Nós estivemos no evento destinado à imprensa e contamos o que há de mais bacana para se ver por lá:

Espécimes Verdadeiros

A exposição conta com peças reais de corpos humanos, cuidadosamente preservadas através do inovador processo de plastinação com silicone, que mantém suas aparências reais – sem que precisem de outros recursos de preservação (como a imersão em formol) que davam a sensação de ambientes laboratoriais.

E isso contribui para que possamos fazer uma observação mais detalhada das estruturas – por menores e mais delicadas que algumas sejam, já que cada item está exposto de maneira mais simples e eficaz, tendo apenas um vidro de proteção entre eles e o público.

Material Informativo

Se é incrível ver as partes dos corpos, também é importante saber mais sobre elas. Para isso, cada uma conta com uma placa através da qual são oferecidas informações sobre a função de cada elemento.

Também há frases espalhadas pelas paredes, com dados sobre o funcionamento de alguns órgãos e as reações de nossos corpos a determinadas ações, como exercícios físicos e ingestão de água (devidamente fotografadas para servirem de lembretes para mim).

Em todos os ambientes, há a presença de monitores capacitados a dar mais informações aos visitantes, assim como ajudá-los em suas fotos. Todos muito simpáticos e prestativos.

Exposição de Corpos Inteiros

Além dos órgãos individuais, na exposição também é possível ver oito corpos humanos de adultos, simulando posições específicas – de um belíssimo passo de balé a um saque de tênis, passando por uma clássica posição de tai-chi.

Um dos mais impressionantes é o de um homem em pé, que está cortado ao meio, no sentido do comprimento de seu corpo.

Um ambiente surpreendente

A exposição é, obviamente, voltada ao corpo humano, então, confesso que foi com surpresa que adentrei a última sala e vi elementos de animais expostos – incluindo alguns muito semelhantes aos nossos, como o coração de um porco.

Assim como achei tão maravilhosa quanto a estrutura física do Ovino exposto no centro do ambiente, que serve como uma excelente lembrança de que a natureza, no geral, merece nossa admiração.

Acessibilidade

Com classificação livre, a Exposição “Corpo Humano” pode ser uma opção bem interessante, até para crianças menores (mesmo que não entendam por completo a profundidade do que veem). Observação: não é permitida a entrada de menores de 12 anos desacompanhados.

O evento é totalmente acessível. Não há nenhum degrau ou impedimento para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O espaço entre os itens exibidos – assim como a altura das estruturas de vidro – são bem adequados ao trânsito de cadeiras de rodas.

A iluminação é mais centrada nas peças, mas não há nenhuma dificuldade em observar o caminho a ser percorrido, não chegando a ser um obstáculo para pessoas com baixa visão ou que tenham algum tipo de dificuldade em permanecer em locais menos iluminados.

Importante

É possível fotografar e filmar todo o trajeto da Exposição, mas, por razões óbvias, nenhum item exibido pode ser tocado.

Não há um caminho “certo” a ser percorrido e o público pode transitar como lhe parecer mais conveniente, uma vez que não há um monitor conduzindo os visitantes em uma única direção.

O circuito pode ser feito em cerca de 60 minutos.

Para mais informações, clique aqui.

Crédito das fotos: Angela Debellis.

por Angela Debellis

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

Mauricio de Sousa Produções marca presença na PerifaCon 2024 Mauricio de Sousa Produções marca presença na PerifaCon 2024
Fandom Box: Imagineland terá o lançamento exclusivo de Rick and Morty Fandom Box: Imagineland terá o lançamento exclusivo de Rick and Morty
“Passagrana” – Filme Nacional terá Painel na Perifacon 2024 “Passagrana” – Filme Nacional terá Painel na Perifacon 2024
Crítica: “Deadpool & Wolverine” Crítica: “Deadpool & Wolverine”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.