Direto das Toca: Conhecemos a Exposição “Corpo Humano”

A verdade é que com a perfeição física sendo cada vez mais exigida dentro e fora das redes sociais (ainda que siga como algo humanamente impossível de ser alcançado), os procedimentos estéticos tornaram-se assunto corriqueiro , embora permaneçam em sua posição de intervenções de alto custo e realizados por um grupo bem menor do que o total de interessados.

Quando se fala em “beleza interior”, o primeiro pensamento costuma ser relacionado ao caráter da pessoa – que também é importante, é claro. Mas, vale estender a expressão à real beleza interior de cada um, aquela composta por todos os órgãos e estruturas que compõem essa máquina maravilhosa que chamamos de corpo.

E é essa que pode ser conferida, a partir de hoje, 17 de maio, na Exposição “Corpo Humano”, que já está aberta ao público, no Shopping SP Market, localizado na capital paulista. Nós estivemos no evento destinado à imprensa e contamos o que há de mais bacana para se ver por lá:

Espécimes Verdadeiros

A exposição conta com peças reais de corpos humanos, cuidadosamente preservadas através do inovador processo de plastinação com silicone, que mantém suas aparências reais – sem que precisem de outros recursos de preservação (como a imersão em formol) que davam a sensação de ambientes laboratoriais.

E isso contribui para que possamos fazer uma observação mais detalhada das estruturas – por menores e mais delicadas que algumas sejam, já que cada item está exposto de maneira mais simples e eficaz, tendo apenas um vidro de proteção entre eles e o público.

Material Informativo

Se é incrível ver as partes dos corpos, também é importante saber mais sobre elas. Para isso, cada uma conta com uma placa através da qual são oferecidas informações sobre a função de cada elemento.

Também há frases espalhadas pelas paredes, com dados sobre o funcionamento de alguns órgãos e as reações de nossos corpos a determinadas ações, como exercícios físicos e ingestão de água (devidamente fotografadas para servirem de lembretes para mim).

Em todos os ambientes, há a presença de monitores capacitados a dar mais informações aos visitantes, assim como ajudá-los em suas fotos. Todos muito simpáticos e prestativos.

Exposição de Corpos Inteiros

Além dos órgãos individuais, na exposição também é possível ver oito corpos humanos de adultos, simulando posições específicas – de um belíssimo passo de balé a um saque de tênis, passando por uma clássica posição de tai-chi.

Um dos mais impressionantes é o de um homem em pé, que está cortado ao meio, no sentido do comprimento de seu corpo.

Um ambiente surpreendente

A exposição é, obviamente, voltada ao corpo humano, então, confesso que foi com surpresa que adentrei a última sala e vi elementos de animais expostos – incluindo alguns muito semelhantes aos nossos, como o coração de um porco.

Assim como achei tão maravilhosa quanto a estrutura física do Ovino exposto no centro do ambiente, que serve como uma excelente lembrança de que a natureza, no geral, merece nossa admiração.

Acessibilidade

Com classificação livre, a Exposição “Corpo Humano” pode ser uma opção bem interessante, até para crianças menores (mesmo que não entendam por completo a profundidade do que veem). Observação: não é permitida a entrada de menores de 12 anos desacompanhados.

O evento é totalmente acessível. Não há nenhum degrau ou impedimento para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O espaço entre os itens exibidos – assim como a altura das estruturas de vidro – são bem adequados ao trânsito de cadeiras de rodas.

A iluminação é mais centrada nas peças, mas não há nenhuma dificuldade em observar o caminho a ser percorrido, não chegando a ser um obstáculo para pessoas com baixa visão ou que tenham algum tipo de dificuldade em permanecer em locais menos iluminados.

Importante

É possível fotografar e filmar todo o trajeto da Exposição, mas, por razões óbvias, nenhum item exibido pode ser tocado.

Não há um caminho “certo” a ser percorrido e o público pode transitar como lhe parecer mais conveniente, uma vez que não há um monitor conduzindo os visitantes em uma única direção.

O circuito pode ser feito em cerca de 60 minutos.

Para mais informações, clique aqui.

Crédito das fotos: Angela Debellis.

por Angela Debellis

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2” Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2”
Maneva se apresenta em São Paulo Maneva se apresenta em São Paulo
GNT abre inscrições para a plateia do “Que história é essa, Porchat?” GNT abre inscrições para a plateia do “Que história é essa, Porchat?”
Dia do Luto: Dois livros infantis para falar sobre o assunto com crianças Dia do Luto: Dois livros infantis para falar sobre o assunto com crianças
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.