No dia 06 de dezembro, às 18h, será inaugurada, no Instituto Cervantes, a exposição “O Caminho das Pedras”, de Mary Carmen Matias.
A mostra, que reúne 45 esculturas inéditas, tem a curadoria de Denise Mattar e produção cenográfica de Guilherme Isnard. Reconhecida por suas inúmeras esculturas ao utilizar materiais como metais e mármores e colecionando diversos prêmios, Mary Carmen Matias, durante a pandemia, descobriu o misterioso “mundo das pedras”.
“De repente, isolada em sua casa no campo, a artista se viu sem material, sem oficina e sem ferramentas. Foi um momento de introspecção, meditação e sintonia com a natureza, que a fez olhar à sua volta. À maneira Zen começou a observar as pedras que estavam em seu jardim. Pedras rudes, duras, opacas, entranhadas de terra, que a remeteram ao poema de Drummond. Sim, no seu caminho tinha uma pedra”, define a curadora, Denise Mattar
E assim, com a sensibilidade aguçada pelo isolamento, Mary foi percebendo que elas tinham diferentes texturas, cores e formatos, e finalmente decidiu interferir nas pedras agregando metais, porém mantendo sua essência.
Respeitando as diferenças de cada pedra (algumas permitiram a presença do metal incrustado, outras não), nasceu a Exposição “O Caminho das Pedras”. “Foi uma jornada e uma experiência incrível conhecer as diferentes características de cada rocha e poder dar vida a cada uma delas”, declara Mary.
Esta nova etapa, agora iniciada, abre inúmeras possibilidades para Mary Carmen seguir inovando e surpreendendo. O mundo parou e permitiu ao ser humano reflexões sobre os seus caminhos e a importância do respeito pela natureza.
Ao caminhar por ruas e trilhas devemos buscar a beleza que nos envolve. Para a artista, elementos, formatos, cores, porosidades e texturas são estímulos que mobilizam, motivam e a levam a criar e produzir.
Serviço:
Exposição “O Caminho das Pedras”
De 06 a 23 de dezembro. De segunda a sexta, das 16h às 20h e aos sábados, das 10h às 14h
Instituto Cervantes
Avenida Paulista, 2439. Bela Vista. São Paulo / SP
Entrada gratuita
da Redação A Toupeira