Festa Junina Fit: aproveite as delícias da comemoração mais gostosa do ano sem sair da dieta

Crédito: Divulgação

Sinônimo de alegria, dança e muita comida, a festa junina é um evento tradicional no calendário brasileiro que reúne anualmente cerca de 30 milhões de pessoas para comemorações típicas, de acordo com dados do Ministério do Turismo do Governo Federal.

Durante todo o mês de junho, é fácil encontrar pratos típicos, como canjica, arroz doce e maçã do amor, quitutes açucarados que atiçam o paladar, mas, por outro lado, prejudicam a dieta.

De acordo com a profissional da área de Nutrição do AmorSaúde, Carla Kellyanne Petuba Magalhães, a principal armadilha da festa junina é a variedade de comidas saborosas que têm em sua composição uma grande quantidade de açúcar e gordura.

“O consumo excessivo desse tipo de alimento vai ocasionar, a curto prazo, um aumento de percentual de gordura, além de alguns sintomas indesejados, como fadiga e cansaço muscular. A longo prazo, o resultado é o surgimento de algumas doenças, como pressão alta, diabetes, cáries, doenças cardiovasculares, obesidade, problema renal e acidente vascular cerebral”, alerta a profissional da maior rede de clínicas médico-odontológicas do Brasil.

No entanto, para quem está dieta ou busca manter uma alimentação saudável, é possível participar da festividade sem sair da linha.

Para montar um prato junino saudável, Carla indica três opções: milho cozido, pipoca e amendoim. “Tanto o milho cozido quanto a pipoca são ricos em fibras e têm um valor calórico menor se comparado ao arroz doce, à pamonha e à canjica. Já o amendoim é rico em gorduras boas e, por isso, dá saciedade”, sugere.

Dicas para aproveitar a festa junina sem sair da dieta

Com algumas substituições e moderações, é possível aproveitar a festa sem culpa e sem mexer nos ponteiros da balança. Confira algumas dicas da profissional da área de Nutrição para poder conseguir se controlar diante de tantas delícias calóricas.

Nunca vá com fome

Ir para uma festa com fome pode gerar impulso de comer diante de tantas opções. “Nesse impulso, podemos deixar de prestar atenção ao que está sendo ingerido e, consequentemente, comer mais, botando pra dentro tudo o que vier pela frente”, alerta a profissional.

Inclua mais fibra na dieta

Antes de sair de casa, consuma alimentos ricos em fibras, como frutas, castanhas e milho, pois eles irão dar sensação de saciedade.

Ingira bastante água

A boa hidratação faz com que a sede não seja confundida com a fome. Optar sempre pela água também vai ajudar a não cometer exageros com outras bebidas açucaradas e calóricas.

Planeje seu cardápio e vá com calma

Escolha o que vai comer em cada festa. “Há várias festas juninas no mês de junho, por isso se você provar tudo o que tem na festa em todas as festas é certo que vai ganhar aquele quilinho extra”, fala Carla.

Substituições inteligentes

Troque o leite integral pela versão desnatada.

Opte por açúcares mais saudáveis, como mascavo, demerara ou até mesmo o xilitol.

Prefira versões assadas ao invés de fritas.

Receitas fit para a festa junina

A profissional da área de nutrição do AmorSaúde ensina como adaptar as receitas tradicionais da festa junina para versões mais saudáveis. “De modo geral, é a gente escolher versões light e diet, ou seja, com teor menor de açúcar e com teor menor de calorias”, diz Carla. Confira as receitas.

Canjica fit

Ingredientes:

300g de milho para canjica branca

1 litro de água

1 canela em pau pequena

2 cravos-da-índia

1 litro de leite desnatado

1/2 xícara (chá) de açúcar demerara

1 lata de leite condensado zero açúcar

Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Coloque o milho para canjica na panela de pressão. Acrescente a água, a canela e o cravo. Tampe e, depois de iniciada a pressão, cozinhe por 20 minutos, em fogo baixo. Desligue o fogo, espere a pressão sair naturalmente e transfira o conteúdo para uma panela grande.

Acrescente o leite desnatado, o açúcar demerara e o leite condensado zero açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 30 minutos ou até a canjica amaciar e o caldo engrossar. Polvilhe canela e sirva em seguida. Se desejar, decore com canela em pau.

Arroz doce

Ingredientes:

3 xícaras de arroz branco

6 xícaras de água

3 xícaras e 1/2 de açúcar de coco

1 litro de leite desnatado

1 pitada de sal

Cravos a gosto

Canela (para decorar)

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o arroz, a água, os cravos e uma pitada de sal. Em fogo alto, espere ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e aguarde a água secar. Em seguida, adicione o leite desnatado e o açúcar de coco, mexendo sempre até ferver.

Abaixe o fogo, mantenha a panela destampada e continue mexendo para não pregar no fundo da panela. Assim que a calda engrossar, desligue o fogo e coloque a canela para decorar.

Pamonha doce

Ingredientes:

12 espigas de milho verde com a palha

1 copo de água

2 xícaras de açúcar mascavo

1 xícara de coco ralado fino

1 pitada de sal

Modo de preparo:

Rale as espigas ou corte-as rente ao sabugo e passe no liquidificador, juntamente com a água. Acrescente o coco e o açúcar mascavo e mexa bem. Coloque a massa na palha de milho e amarre. Em uma panela grande, após a fervura completa da água, vá colocando as pamonhas uma a uma.

Importante: a água deve estar realmente fervendo para receber as pamonhas, caso contrário elas vão se desfazer. Cozinhe por mais ou menos 40 minutos, retirando as pamonhas com o auxílio de uma escumadeira. Deixe esfriar em local bem fresco. Sirva com café e queijo ralado.

Bolo de fubá

Ingredientes:

4 ovos

4 xícaras de leite desnatado

3 xícaras de açúcar de coco

2 colheres de farinha de trigo integral

1 e 1/2 xícara de fubá

2 colheres de manteiga

100 g de queijo ralado

1 colher de fermento em pó

Modo de preparo:

Em um liquidificador, misture todos os ingredientes até obter uma consistência cremosa. Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180° C), preaquecido, por 40 minutos. Sirva frio.

Quentão

Ingredientes:

100g de gengibre

4 canelas em pau

2 e 1/2 xícaras de xilitol

2 litros de água

1 garrafa de cachaça

Modo de preparo:

Descasque o gengibre e corte-o em rodelas. Esquente a panela e coloque para queimar o xilitol, a canela e o gengibre. Quando estiver escuro, acrescente a água e a cachaça. Deixe fervendo em fogo baixo por 25 minutos. Sirva enquanto estiver quente.

Filed in: De tudo um pouco

You might like:

Warner Bros. Pictures divulga novo trailer de “Coringa: Delírio a Dois” Warner Bros. Pictures divulga novo trailer de “Coringa: Delírio a Dois”
Direto da Toca: Primeiras Impressões de “Gestalt: Steam & Cinder” Direto da Toca: Primeiras Impressões de “Gestalt: Steam & Cinder”
Cinemark apresenta Pipoca Mais Parmesão Cinemark apresenta Pipoca Mais Parmesão
“Terça Nacional” da Cinépolis traz dois filmes com ingressos a partir de R$ 6,00 “Terça Nacional” da Cinépolis traz dois filmes com ingressos a partir de R$ 6,00
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.