Ficção baseada no caso de Varginha aguça imaginário popular

Créditos: Divulgação / D. D. Sousa

Quase trinta anos depois, as supostas aparições extraterrestres em Varginha, interior de Minas Gerais, ainda borbulham no imaginário coletivo brasileiro. E a crença de que existem diferentes e mais evoluídos seres fora da Terra é um prato cheio para o roteirista Danilo Dias de Sousa. Ele, que assina como D. D. Sousa, lança Incidente em Varginha, primeiro volume da série ficcional Invasores Misteriosos, com histórias baseadas nos principais acontecimentos ufológicos do país.

Neste primeiro volume, a aventura é peça-chave do enredo que já inicia com a fazenda de uma família mineira invadida por um alienígena, e deixa o patriarca à beira da morte. O fato leva líderes políticos do país a montarem uma megaestrutura para gerenciar essa crise, mas tudo não passa de um grande esquema político.

É aí que um jovem, uma enfermeira e um professor universitário desconfiados entram em ação, começam a investigar o que há por debaixo dos panos, e movem esforços para se salvarem da opressão e expor tudo o que está acontecendo para o mundo.

Ao remontar o imaginário popular, esta ficção também se utiliza de acontecimentos recentes da política nacional, instigando o leitor a fazer as correlações entre ficção e realidade.

Ao exemplo de Antônio, ex-chefe do planalto, que sempre foi uma pessoa correta, mas precisou se “vender ao sistema” para não prejudicar a própria família. Além disso, traça um perfil da preferência política no Brasil, na qual os eleitores buscam por candidatos mais radicais, que se coloquem como salvadores da pátria.

Certo – disse Antônio respirando fundo e deixando bem explícito através de seus dedos que estava nervoso. – Faremos o seguinte… General, mobilize suas forças e as mande para cada uma dessas três cidades, mas para não chamar a atenção, ao invés de enviá-los como força nacional, mande os caminhões da ESA e diga que estão realizando um exercício de treinamento. (Invasores Misteriosos – Incidente em Varginha, pág. 29)

Adolescentes, jovens e adultos apreciadores de tramas conspiratórias, realidades distópicas e cultura pop encontrarão em Incidente em Varginha uma leitura instigante e reflexiva. E comportamento social está entre essas pautas que fazem pensar.

Danilo critica a normalização da violência e o rápido apagamento da memória coletiva de trágicos acontecimentos, como o rompimento da barragem de Brumadinho, que há cinco anos fez mais de 270 vítimas e segue sem culpabilizar os responsáveis.

Ficha Técnica:

Título: Incidente em Varginha

Série: Invasores Misteriosos

Autor: D. D. Sousa

ISBN: 978-65-254-7711-4

Páginas: 214

Formato: 14 x 21 cm

Preço: R$ 54,90 (físico) | R$ 9,90 (e-book)

Onde comprar: Amazon

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

Que palavra é essa? Leitura infantil para ampliar o vocabulário Que palavra é essa? Leitura infantil para ampliar o vocabulário
Fundação Japão promove Anisong Dance All Styles Battle – Conexão Brasil Japão Fundação Japão promove Anisong Dance All Styles Battle – Conexão Brasil Japão
Super Férias Cinesystem: todo mundo paga meia de segunda a quinta Super Férias Cinesystem: todo mundo paga meia de segunda a quinta
“O Urso S3” – Tudo que você precisa saber sobre a terceira temporada “O Urso S3” – Tudo que você precisa saber sobre a terceira temporada
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.