A Yakult doou 700 frascos de leite fermentado para o Conjunto Nacional, em São Paulo, que foram utilizados na decoração natalina tradicionalmente produzida com materiais recicláveis. Os frascos foram pintados de dourado e adornam as bordas dos mantos dos três Reis Magos, que fazem parte do presépio que enfeita a galeria do edifício.
O cenógrafo e artista plástico Silvio Galvão criou um presépio com figuras realistas feitas com silicone (com cerca de 1 metro de altura) e utilizou, além dos frascos de Leite Fermentado Yakult, 500 canetas esferográficas, 200 escovas de dentes, 300 talheres descartáveis, 100 pentes, 70 embalagens de esmalte e 70 embalagens de iogurte, entre outros materiais, para criar a riqueza dos mantos da Sagrada Família e dos Reis Magos.
A concepção do trabalho tem como principal referência a Estrela do Oriente, que conduziu os três Reis Magos a Belém, local de nascimento do Menino Jesus segundo as escrituras bíblicas. Além do presépio, parte da fachada externa do edifício será revestida com dezenas de estrelas fabricadas com aproximadamente 4 mil CDs e iluminadas com LED.
O material reciclado foi transformado em arte por dezenas de artesãos atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Itapeva), Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) e Grupo Fênix, sob a coordenação da Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva (Cooperaacs). A decoração da fachada será inaugurada dia 1º de dezembro, mas o presépio já está aberto ao público.
da Redação A Toupeira