Japan House São Paulo destaca exposições em cartaz para a programação da primeira quinzena de julho

Durante a primeira quinzena de julho, a Japan House São Paulo oferece uma programação livre e gratuita com foco no ciclo de moda que chegou à instituição com as exposições “Efeito Japão: moda em 15 atos” e “Sutorīto Fashion: Moda das Ruas”.

Nas duas primeiras semanas do mês das férias, o público poderá participar de visitas guiadas e workshops dentro do tema, além de atividades voltadas para o universo literário e para o público infantil.

Iniciando as atividades, as visitas mediadas livres e gratuitas pela mostra Efeito Japão acontecem às 11h e às 15h nos dias 03 e 10 de julho, e às 11h, no dia 06 de julho. Durante os encontros, os visitantes poderão conhecer mais a fundo a história e a trajetória da moda japonesa dos últimos setenta anos por meio de quinze criações assinadas por treze designers consolidados no mercado mundial.

A exposição traz ainda um panorama da evolução da moda e dos diferentes contextos socioeconômicos ao longo das décadas, passando pelo boom econômico do Japão pós-guerra, até os dias atuais.

Inspirado em uma das peças da exposição “Efeito Japão”, a JHSP oferece nos dias 03 e 04 de julho, às 10h30 e às 14h30, o Workshop de Shibori. Em conjunto com a artista têxtil Tati Polo, a oficina apresenta detalhes sobre o shibori, técnica de tingimento têxtil japonesa que remonta ao século VIII, em que são utilizados linhas e pedaços de madeira para impedir que o corante chegue até o tecido, formando padronagens únicas.

Durante a atividade, os participantes aprenderão sobre a história da técnica milenar, suas técnicas e padronagens, e poderão criar seu próprio shibori para levar para casa.

Para a programação literária da primeira quinzena, a instituição apresenta, em conjunto com a editora JBC, uma edição especial do Ciclo de Mangá no Tablado Literário d’A Feira do Livro, que acontece na Praça Charles Miller, no Pacaembu.

Durante o encontro, que ocorre no dia 05 de julho, às 16h30, será apresentado o primeiro capítulo do clássico mangá dos anos 1990 Yu Yu Hakusho, de Yoshihiro Togashi. O mangá narra a história do adolescente encrenqueiro Yusuke Urameshi, que é atingido e morto por um carro após salvar a vida de uma criança e passa por diversos testes no submundo a fim de receber uma segunda chance na Terra, dessa vez com a incumbência de se tornar um detetive para investigar casos de espíritos que atormentam o mundo dos vivos.

As vagas são limitadas, e aqueles que participarem até o final ganharão da editora o primeiro volume do título para começar sua coleção.

Já para as crianças, será realizada no dia 07 de julho, com sessões às 11h e às 14h, a Oficina Croquis em Relevo. Aqui as crianças são convidadas a trabalhar o esboço de uma peça de roupa, pensando não só em suas características visuais, como formato e cor, mas também na textura da peça.

Inspirada na técnica tradicional japonesa Oshi-e, que consiste em produzir peças em relevo envolvidas por tecidos, a criançada poderá criar pequenas obras de arte por meio dos croquis. A participação acontece de forma presencial, mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade.

Programação:

Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos

Crédito: Ale Virgílio

Até 1° de setembro

Entrada gratuita

Visitas mediadas: 03 e 10 de julho, às 11h e às 15h; 06 de julho, às 11h

Exposição Sutorīto Fashion: Moda das Ruas

Crédito: Thiago Minoru

Até 20 de outubro

Entrada gratuita

Workshop de Shibori

Crédito: Divulgação

03 e 04 de julho, às 10h30 e às 14h30

Duração: 120 minutos

Por questões de segurança, nesta oficina será permitida a participação apenas de pessoas a partir dos 12 anos, mediante a presença de um adulto acompanhante

Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão

Japan House São Paulo n’A Feira do Livro – Ciclo de Mangá

Crédito: Divulgação

Yu Yu Hakusho, de Yoshihiro Togashi

05 de julho, às 16h30

Duração: 60 minutos

Mais informações sobre A Feira do Livro no site

Vagas limitadas. Aqueles que participarem até o final ganharão da editora JBC o primeiro volume do título

Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável

Oficina Infantil de Croquis em Relevo

Crédito: Divulgação

07 de julho, às 11h e às 14h

Duração: 60 minutos

Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos

Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão

Serviço:

Japan House São Paulo

Avenida Paulista, 52. Bela Vista – São Paulo, SP

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

da Redação A Toupeira

Filed in: Saia da Toca

You might like:

Warner Bros. Pictures divulga novo trailer de “Coringa: Delírio a Dois” Warner Bros. Pictures divulga novo trailer de “Coringa: Delírio a Dois”
Direto da Toca: Primeiras Impressões de “Gestalt: Steam & Cinder” Direto da Toca: Primeiras Impressões de “Gestalt: Steam & Cinder”
Cinemark apresenta Pipoca Mais Parmesão Cinemark apresenta Pipoca Mais Parmesão
“Terça Nacional” da Cinépolis traz dois filmes com ingressos a partir de R$ 6,00 “Terça Nacional” da Cinépolis traz dois filmes com ingressos a partir de R$ 6,00
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.