“Língua Nativa”: Clássico do sci-fi feminista, inédito no Brasil, é lançado pela Editora Aleph

A Editora Aleph acaba de anunciar a pré-venda do seu próximo lançamento, Língua nativa. O romance de Suzette Haden Elgin, publicado pela primeira vez em 1984 e até então inédito no Brasil, foi traduzido para o português por Jana Bianchi.

Elgin foi uma pesquisadora em linguística experimental, poeta e escritora de ficção científica e é conhecida por suas obras que exploram a linguagem e a comunicação.

O livro se passa em um futuro distópico onde os direitos das mulheres foram sumariamente revogados. Nesse cenário, Nazareth Chornyak, uma linguista com talentos únicos, é enviada para a Casa Estéril de sua Família, onde apenas aguarda a morte.

Ela então se torna a peça-chave de um movimento audacioso que desafiará o poder dos homens e dará início à revolução: a construção de uma língua própria das mulheres.

Com uma escrita impactante e uma narrativa poderosa, Língua nativa é um clássico absoluto tanto da ficção científica quanto da literatura feminista. O livro é um manifesto da importância da liberdade e da resistência em face da opressão masculina.

Drops Aleph

A língua criada pelas mulheres no romance se chama Láadan e sua construção foi desenvolvida no livro, mas também além dele. A autora acreditava que uma linguagem destinada a expressar as teorias e opiniões das mulheres seria capaz de mudar a cultura.

“Língua nativa” é comparado com frequência a “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood, outro romance feminista e distópico de ficção científica.

A edição brasileira trará também uma plataforma de universo expandido sobre o livro e a autora, a Órbita, que poderá ser acessada através de um QR code.

Sobre a Autora

Suzette Haden Elgin (1936-2015) foi pesquisadora em linguística experimental, poeta e escritora de ficção científica. Fundou a Science Fiction Poetry Association e é considerada uma figura importante no campo das linguagens construídas de ficção científica.

Entre seus trabalhos mais conhecidos também está a série de livros de não-ficção “The Gentle Art of Verbal Self-Defense”.

Ficha Técnica:

Título: Língua nativa

Autora: Suzette Haden Elgin

Tradução: Jana Bianchi

Editora: ‎Aleph

1ª edição (10 de maio de 2023)

Idioma: ‎Português

Capa: Dura

Páginas: 440

ISBN-10: ‎8576575604

ISBN-13: ‎978-8576575603

Dimensões: ‎14 x 3 x 21 cm

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

Centro Cultural “O Jardim” inaugura na Mooca com Exposição Fotográfica Centro Cultural “O Jardim” inaugura na Mooca com Exposição Fotográfica
Direto da Toca: Nossa experiência na 27ª Bienal Internacional do Livro Direto da Toca: Nossa experiência na 27ª Bienal Internacional do Livro
Gloob estreia novo gameshow “Futeboleria” Gloob estreia novo gameshow “Futeboleria”
Dia do Cabelo Afro: Telecine traz no catálogo filmes em que os cabelos são ‘pretagonistas’ Dia do Cabelo Afro: Telecine traz no catálogo filmes em que os cabelos são ‘pretagonistas’
© 8603 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.