Literatura fantástica evoca o despertar da voz feminina

Créditos: Divulgação / TS Martins

Em um mundo de neurose coletiva, guerra e desesperança, a escritora e cineasta TS Martins propõe uma jornada aos recantos interiores esquecidos em cada um. No romance Val nas Alturas, que marca sua estreia na literatura, uma pergunta se desenha para os leitores nas entrelinhas: em que ponto do caminho as pessoas se esquecem delas mesmas? Em idas e vindas, a protagonista se lança em uma busca quase metódica por uma liberdade espiritual que às vezes pode ser aterradora.

Val é mãe solo que, após enfrentar difíceis percalços na vida, encontra-se em meio a um processo de autodescoberta, evolução espiritual, resgate feminino e encontro com a própria voz, que impactará diretamente no próprio bem-estar e no das pessoas ao seu redor.

Depois de se tornar mãe e combater uma doença grave, ela recorre a tratamentos alternativos, como acupuntura, ioga, hipnose e meditação, em busca de uma cura para o seu ser. Aos poucos, começa a se sentir bem melhor, e deseja ainda mais desta felicidade. Mas, principalmente, Val se dá conta de que as boas vibrações impactam diretamente tanto em si mesma quanto no mundo à sua volta.

É quando conhece Nora, uma mística que lhe aponta novos caminhos, como as aulas de canto, para encorajá-la a resgatar e fazer ecoar a própria voz junto de outras mulheres.

Durante este ciclo de libertação, descobertas e restauração da esperança, TS Martins explora a capacidade humana de mudar e transformar a realidade. Ao longo da narrativa, Val mergulha em cada aprendizado e avança nas práticas espirituais, a ponto de ser transportada a outras dimensões. Nestes “universos” ela encontra paz, coragem e determinação para ser alguém melhor.

O que é mais assustador? Que não haja nada depois da vida ou que haja alguma coisa? Ela queria simplesmente existir e ser feliz. Mas por que sempre se levantava uma questão, como um zumbi que ressurge depois do fim, sem permitir que haja mesmo um fim? O que será melhor: acreditar que tudo se acaba ou que continuamos pela eternidade? As duas hipóteses pareciam sombrias demais para Val. A existência parecia aprisioná-la nos seus paradoxos. Acabar de vez ou prosseguir para sempre, em Samsara? Ser tudo ou ser nada? Val estava cada vez mais convencida de que queria apenas ser Val. E não pensar mais nada daquilo. Mas Val sempre havia pensado. Se não pensasse não seria Val. Que dilema. (Val nas Alturas, p. 24 e 25)

Ao transitar pelos campos espiritual e filosófico, esta ficção oferece ao leitor a possibilidade de avaliar as próprias experiências de vida. Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, TS Martins compartilha em Val nas Alturas o fascínio pela redescoberta espiritual e lembra que a busca pelo sentido nem sempre é um caminho fácil, principalmente quando se está fragilizado.

Ficha Técnica:

Título: Val nas Alturas

Autora: TS Martins

ISBN: 978-65-587259-1-6

Páginas: 192

Formato: 14,8 x 21 cm

Preço: R$ 55,33 (livro físico) ou R$ 23,90 (Kindle)

Onde comprar: Clube de Autores e Amazon

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

Fazenda Futuro: Confira duas receitas para aproveitar os alimentos da estação, junto da chegada do outono Fazenda Futuro: Confira duas receitas para aproveitar os alimentos da estação, junto da chegada do outono
Amazon Prime Video lança filme sobre batalha musical com grande elenco de influenciadores digitais Amazon Prime Video lança filme sobre batalha musical com grande elenco de influenciadores digitais
Crítica: “Evidências do Amor” Crítica: “Evidências do Amor”
Crítica: “A Paixão segundo G. H.” Crítica: “A Paixão segundo G. H.”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.