A poesia, quem diria, tem endereço. Na casa dela, tão admirada e visitada por tanta gente, tem afetos, risos, viagens e encontros. O charme é tanto, que lembra o aconchego e a leveza da casa de avó, onde surgem saudades e histórias da família.
O lugar tem até cheiro de pamonha e biscoitos de queijo. Entre silêncios e palavras, pais e filhos, avós e netas, tios e sobrinhos se revelam ora contentes, ora angustiados.
Dizem que os períodos mais difíceis fazem brotar as palavras mais bonitas dos poetas. Pode ter sido assim com “A Casa da Poesia no Mundo Assustado”, o lançamento da Editora Melhoramentos.
A autora, Stella Maris Rezende, estreia na Melhoramentos com a obra. Ela, que é uma das mais premiadas escritoras brasileiras da atualidade (ganhou quatro Prêmios Jabuti, entre tantos outros), faz rima, brinca com as palavras e vai arrematando o texto, página após página, com beleza e delicadeza.
Na casa da poesia, na perspectiva de Stella Maris, medos e coragens aparecem nas vozes de meninas e meninos. Em cada poema se conectam as gerações: a menina que pergunta se a bisavó já fez “live” e a memória da avó sobre colher fruta do pé.
Há ainda o menino com febre alta. A menina de vestido branco que lê um livro de capa lilás. O pai que tem sobrancelhas de Monteiro Lobato. A avó que conta histórias de assombração. O tio que chora escondido.
As ilustrações, de Talita Nozomi, remetem a um mundo de sonhos, fiel ao detalhamento da autora, que mostra tantos sentimentos que vêm à tona num período tão único. Mas, como Stella Maris bem define, depois de tudo, “renascemos de rir”.
Ficha Técnica:
Título: A Casa da Poesia no Mundo Assustado
Autora: Stella Maris Rezende
Editora: Melhoramentos
Número de páginas: 64
Altura: 15 cm
Largura: 19 cm
ISBN: 978-65-5539-465-8
Preço sugerido: R$ 49,90
da Redação A Toupeira