Livro infantil valoriza cultura nordestina com cordel e xilogravura

Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi o mais famoso cangaceiro brasileiro, e nas primeiras décadas do século passado fez história andando com seu bando pelo sertão nordestino. Em uma das emboscadas que sofreu, foi salvo por João Facundo, o protagonista do livro lançado pela Elo Editora “Por causa do Raimundo, João Facundo revirou o mundo”, escrito por Cristina Villaça e ilustrado por Rodrigo Eli.

A publicação se inspira na literatura de cordel para contar uma aventura com direito a mocinhos e bandidos, muita rima e romance. A partir de relatos familiares, Cristina transporta os leitores para um cenário de bravura e desafios, entrelaçando fantasia e fatos numa história de autodescoberta e redenção.

João Facundo sai de casa apenas com uma trouxa de roupas e a vontade de ganhar o mundo. Na mesma época, o bando de homens e mulheres liderado por Lampião corria o sertão armado até os dentes. Ao topar com o grupo, o inocente João Facundo conclui que ali havia virtude, que tiravam dos ricos para dar aos pobres, e decide segui-los às escondidas. Logo é desmascarado, mas Lampião aprecia a coragem do rapaz e o incorpora à comitiva.

João percebe que a vida no cangaço é mais difícil do que imaginava. “Mas a ideia que ele tinha era tão romantizada quanto fita de cinema: bangue-bangue e namorada. Só que a vida no cangaço era muito complicada”, diz um trecho do livro.

Certo dia, numa festa de São João, ele conhece Luzia e por ela se apaixona perdidamente. Fica assim num dilema: “Se ficasse no cangaço, seu amor de perderia. Se fugisse, certamente, Lampião se vingaria”.

Na mesma noite, porém, o destino lhe sorri pela segunda vez, quando lhe dá a oportunidade de salvar o chefe da morte certa nas mãos de um justiceiro. Como retribuição, Lampião o deixa partir, e assim João Facundo deixa a vida de cangaceiro: casa-se com sua morena, torna-se pai de Raimundo, revira o mundo e encontra seu lugar e sua alegria.

Ode à cultura nordestina, “Por causa do Raimundo, João Facundo revirou o mundo” captura a essência do cordel e transporta os pequenos leitores para o coração pulsante do sertão, celebrando as tradições e a rica herança literária de seu povo.

Ficha Técnica:

Título: Por causa do Raimundo, João Facundo revirou o mundo

Texto: Cristina Villaça

Ilustração: Rodrigo Eli

Editora: Elo Editora

ISBN: 978-65-80355-75-4

Dimensões: 16 x 23 cm

Páginas: 36

Preço sugerido: R$ 56,00

Com audiodescrição e acessibilidade em Libras

Para comprar, clique aqui

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2” Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2”
Maneva se apresenta em São Paulo Maneva se apresenta em São Paulo
GNT abre inscrições para a plateia do “Que história é essa, Porchat?” GNT abre inscrições para a plateia do “Que história é essa, Porchat?”
Dia do Luto: Dois livros infantis para falar sobre o assunto com crianças Dia do Luto: Dois livros infantis para falar sobre o assunto com crianças
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.