Montagem do espetáculo “A Pane”, de Friedrich Dürrenmatt, reestreia no Teatro Itália

Ao chamar o seu conto A Pane” – depois transformado em teatro -, Dürrenmat não estava pensando apenas na falha mecânica de um Jaguar, evento que leva o protagonista a uma situação inesperada. A pane também diz respeito ao próprio mundo, que é repleto de imperfeições e catástrofes, falhas da justiça, culpas e desculpas.

A situação é inusitada: um jogo em que octogenários juristas aposentados encenam suas antigas ocupações e – como diz o juiz anfitrião -, agora não mais presos “a formas, protocolos, leis e todo o entulho inútil dos tribunais”. Neste jogo, eles enredam um próspero representante comercial. Qual o seu crime? Não importa. “Crime é algo que sempre se pode encontrar”.

Crédito: Rogério Alves

Ao brincar de tribunal, os personagens fazem o público questionar o conceito de justiça, seus sistemas e um mundo “de inocentes com culpa e culpados sem culpa”. A encenação reúne atores de várias gerações, para falar não de uma história antiga, mas de “uma história ainda possível”, como o autor a qualifica.

O espetáculo fez sua primeira temporada em 2021, no Sesc Santana, e prosseguiu com apresentações no Teatro FAAP e teatros da prefeitura de São Paulo, em uma temporada beneficente. Em 2023, A Pane reestreia no Teatro Itália no dia 21 de junho. A peça circulou em unidades do Sesc no interior de São Paulo e recebeu duas indicações ao prêmio Bibi Ferreira na categoria melhor ator coadjuvante.

Sinopse

Comédia sobre a justiça, “A Pane” conta a história de um hóspede inesperado que se transforma em réu de um jogo em que juiz, promotor, advogado e carrasco aposentados revivem suas profissões. Trata-se de uma fábula que fala sobre os nossos dias.

Serviço:

A Pane, de Friedrich Dürrenmatt, com direção de Malú Bazán

De 21 de junho a 26 de julho. Quartas feiras, às 20h

Teatro Itália Bandeirantes

Avenida Ipiranga, 344 – República, São Paulo – SP

Ingressos: R$ 60,00

Compras pelo site: https://www.teatroitaliabandeirantes.com.br

Informações: (11) 3131-4262

Duração: 70 minutos

Classificação: 14 anos

Capacidade: 292 lugares

Estacionamento: O teatro oferece um serviço de valet na porta

da Redação A Toupeira

Filed in: Teatro

You might like:

Cinemark anuncia combo de “Divertida Mente 2” e experiência tematizada em São Paulo Cinemark anuncia combo de “Divertida Mente 2” e experiência tematizada em São Paulo
Jornada de introspecção: um convite para a transformação sensorial Jornada de introspecção: um convite para a transformação sensorial
Inédito Foods lança linha de alimentos em pó plant based Inédito Foods lança linha de alimentos em pó plant based
Austin Butler e Jeff Nichols comentam enredo de “Clube dos Vândalos” Austin Butler e Jeff Nichols comentam enredo de “Clube dos Vândalos”
© 3310 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.