O projeto “Você é o que lê” consiste em um bate-papo sobre o mundo da leitura como espelho do mundo contemporâneo com três autores e representantes da atual cena literária, jornalística, artística e cultural brasileira: Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá.
A próxima edição, de 09 de agosto, será a primeira com transmissão ao vivo pelo YouTube. O encontro também é o primeiro de três edições em São Paulo – depois de passar pela Livraria Cultura do Conjunto Nacional no dia 09, com mediação de Sarah Oliveira, o trio vai debater no teatro do Centro Educacional Unificado Casa Blanca (CEU), no bairro de Campo Limpo (e doarão 1.500 cópias de seus últimos títulos) em 16 de agosto, num evento organizado em parceria com a Cooperifa. O último encontro em na cidade será na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, no dia 30.
Na estreia em Salvador, Gregório, Maria e Xico lotaram o Teatro Eva Herz da Livraria Cultura no Salvador Shopping – feito que repetiram em Brasília e na Flip, onde Marcelo Rubens Paiva atuou como mediador, com presenças ilustres na plateia como Ruy Castro e Adriana Calcanhotto. As próximas edições nacionais do evento já incluem Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sempre na Livraria Cultura de cada cidade. Depois, o trio explora as fronteiras da língua portuguesa em Portugal (Lisboa e Porto), Angola e Moçambique, seguindo pelas Américas na Argentina, Chile e Colômbia, até Nova York. Após o encontro, são vendidos obras dos três autores em uma sessão de autógrafos.
A ideia do projeto é atrair leitores fiéis e futuros leitores para uma abordagem da literatura como diversão. Sempre em tom informal, os autores dão depoimentos sobre a influência dos livros em suas vidas, da infância até a construção dos últimos títulos. O trio analisa os impactos dos novos formatos de leitura – como a troca de mensagens, ou o uso de redes sociais – na formação da sociedade contemporânea, com discussões sobre a sociedade, política e educação. Para os três, o que importa é o encantamento por boas histórias.
“Tornar a literatura muito séria prejudica muito o livro no Brasil, como uma coisa obrigatória, solene, ligada a grandes chatices. E o que projetos como este têm de bom é roubar a solenidade da literatura, mostrar que podemos falar do prazer de ler sem mesóclise, por exemplo. A literatura pode ir para o bar, a literatura pode ir para qualquer lugar”, opina Xico Sá.
Serviço:
“Você é o que lê”
Transmissão ao vivo no canal do projeto
09 de agosto às 19h
Livraria Cultura – Conjunto Nacional: Avenida Paulista, 2.073 – Bela Vista. São Paulo/SP
Entrada franca
16 de agosto às 16h
Centro Educacional Unificado Casa Blanca (CEU): Rua João Damasceno, 85 – Campo Limpo, São Paulo/SP
Entrada franca
30 de agosto às 19h
Livraria da Vila – Shopping Iguatemi: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232 – Jardim Paulistano, São Paulo/SP
Entrada franca
da Redação A Toupeira