Raríssima coleção de arte sacra e acervo exclusivo da história do Brasil vão a leilão

De amanhã, 25 de maio a 02 de junho, das 14h às 20h, acontece em São Paulo uma das maiores exposições que contempla uma ampla e raríssima coleção de arte sacra dos séculos 18 e 19, além de grande acervo de peças imperiais, coroas de prata, brasões, conjunto de peças de porcelana da China e da Inglaterra, quadros e livros, pertencentes ao Espólio de José Celestino Monteiro de Barros Bourroul. Os itens serão posteriormente leiloados entre os dias 03 e 06 de junho, a partir das 20h, na Avenida Morumbi, nº 5101, São Paulo – SP.

A exposição e o leilão que conta com imagens do Mestre Valentim, da Santa Gertrudes e de São Pedro de Alcântara datadas do século 18, dentre outras importantes imagens, organizado por uma das maiores casas de leilões do país, a Dutra Leilões.

Também se destacam uma coleção de Prata Brasileira, Custódias, Navetas e o exclusivo Piano de Antonin Petrof, de 1/4 de cauda, em madeira nobre envernizada da Checoslováquia do século 20, dentre outros 640 itens que estarão disponíveis para os amantes da história e arte do Brasil.

Entre os pontos altos ligados diretamente à história do Brasil destaca-se o Capacete de D. Pedro I da Imperial Guarda de Honra, o Brasão Imperial Cetro e a Mão da Justiça em mármore estatuário, uma raríssima Ermida em madeira policromada e dourada do século 18, dentre outras importantes peças.

No catálogo deste leilão também consta uma coleção de quadros à óleo sobre telas de importantes pintores nacionais e estrangeiros, além de um conjunto de vinte técnicas mistas, nanquim, guache e aquarela do Belmonte, um verdadeiro estudo sobre as atividades dos bandeirantes.

“Um importante acervo com peças raramente vistas, exclusivas e com grande valor histórico, podendo fazer parte das coleções valiosas atendendo os colecionadores mais exigentes”, explica o leiloeiro Luiz Fernando Dutra.

Escritos

Além de todas as peças exclusivas que serão leiloadas, o evento contará com 450 lotes da biblioteca também pertencente ao espolio do Dr. José Celestino Monteiro de Barros Bourroul. Tratam-se de obras raríssimas e de exemplares de 1ª edição.

Dentre os exemplares, destacam-se as primeiras edições do livro de Guimarães Rosa, “Grande Sertão Veredas” com dedicatória de 1956; do livro “O Saci Pererê” de Monteiro Lobato, resultado de um Inquérito de 1918; “Os Sertões” de Euclydes da Cunha, de 1902; e o “Romance de Santa Cecília” de Cecília Meireles, de 1957 autografado pela autora.

O leilão dos livros será realizado de forma on-line entre 10 e 12 de junho, a partir de 20h, através do link: https://dutraleiloes.com/.

Origem do acervo raro e exclusivo da História do Brasil

As peças da exposição que posteriormente irão a leilão, foram colecionadas pelo casal Cárbia e José Celestino Bourroul que sempre nutriram interesse por antiguidades e preservação da história, iniciando a coleção conjunta há cerca de 60 anos. Nas viagens do casal pelo Brasil, as visitas a antiquários e casas de leilões eram frequentes, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Essa paixão pelos acervos históricos do Brasil levou o casal a construir uma casa em estilo colonial, com inspiração no Pátio do Colégio para melhor abrigar sua coleção de arte.

O interesse por História, por São Paulo, e em especial pela Revolução Constitucionalista de 32, levaram José Celestino, tornar-se titular da cadeira 32 da Academia Paulista de História e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, que para homenageá-lo, criaram após sua morte, respectivamente, um prêmio literário para o melhor livro do ano sobre a História de São Paulo e um memorial da Revolução de 32.

A iniciativa para a exposição e leilão das peças partiu dos filhos do casal de colecionadores, “Desejamos que os objetos da coleção que por muito tempo foram tão significativos para os nossos pais, possam ser preservados e perpetuados por colecionadores que compartilhem do mesmo amor e dedicação com os quais Cárbia e José Celestino Bourroul a criaram”, ressaltam os herdeiros.

Serviço:

Exposição e Leilão presencial e on-line de acervo da história do Brasil

Exposição: De 25 de maio a 02 de junho, das 14h às 20h

Leilão: De 03 a 06 de junho, a partir de 20h

Leilão de livros: De 10 a 12 de junho, a partir de 20h

Avenida Morumbi, nº 5101, São Paulo – SP

Telefone: 11 3887-3234

da Redação A Toupeira

Filed in: De tudo um pouco

You might like:

Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2” Cinépolis anuncia parceria com Disney no Combo Júnior “Divertida Mente 2”
Maneva se apresenta em São Paulo Maneva se apresenta em São Paulo
GNT abre inscrições para a plateia do “Que história é essa, Porchat?” GNT abre inscrições para a plateia do “Que história é essa, Porchat?”
Dia do Luto: Dois livros infantis para falar sobre o assunto com crianças Dia do Luto: Dois livros infantis para falar sobre o assunto com crianças
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.