Resenha: “Como educar seu Cãozinho”

Adotar um animalzinho é uma das melhores coisas da vida. Mas, com a alegria da chegada, também vem a responsabilidade e é preciso ter consciência de tudo que essa decisão vai implicar no cotidiano do adotante (e sua família, se houver).

Para ajudar a lidar com as muitas descobertas dessa fase – de maneira divertida, mas muito sensata – a Editora Caramelo (selo da SOMOS Educação) lançou, recentemente, o livro “Como educar seu Cãozinho”, de Alexandre Rossi e Mauricio de Sousa, que une um ótimo texto educativo a ilustrações encantadoras de cachorrinhos integrantes da Turma da Mônica. Bidu, Floquinho, Monicão e companhia se fazem presentes nas 32 páginas, a fim de conquistar a atenção dos leitores.

Aprender a lidar com o cãozinho recém-chegado, sabendo equilibrar a tríade amor – respeito – limite é fundamental para que, tanto humanos quanto animais sintam-se felizes e confortáveis com a nova rotina.

Na obra, há várias dicas para facilitar a convivência e ajudar a entender como deve-se proceder para que o cachorro compreenda o que pode ou não fazer (incluindo a definição dos lugares apropriados para fazer suas necessidades).

Assim como há explicações sobre os diversos tipos de coleira e placas de identificação disponíveis no mercado dedicado a pets – itens obrigatórios para manter a segurança e integridade, prevenindo fugas que poderiam acabar em perdas.

Também há orientações simples, mas eficazes, para ensinar comandos básicos (sentar, deitar etc) que podem ser bastante úteis, não só no dia a dia, mas em momentos durante os quais haverá a aproximação com outros animais (em parques, shoppings e passeios em geral).

Indicado para o público a partir de 10 anos, “Como educar seu Cãozinho” é um livro válido para leitores de todas as idades. Em um número adequado de páginas (32), as ilustrações são ótimas condutoras para que as crianças se interessem em saber mais sobre os assuntos tratados. Enquanto o texto – didático na medida certa – contribui para sanar dúvidas que até mesmo os tutores adultos possam ter, quanto a coisas triviais, mas que são extremamente importantes.

Tomada a decisão de efetivar adoção, e com a leitura da obra concluída, é hora de preparar o coração para viver grandes aventuras ao lado daquele que será um de seus melhores amigos. E, como tutora de oito cachorros resgatados, eu posso afirmar: cada minuto valerá muito a pena.

Crédito das fotos: Angela Debellis.

por Angela Debellis

*Livro cedido pela Editora Caramelo.

Filed in: Livros

You might like:

Que palavra é essa? Leitura infantil para ampliar o vocabulário Que palavra é essa? Leitura infantil para ampliar o vocabulário
Fundação Japão promove Anisong Dance All Styles Battle – Conexão Brasil Japão Fundação Japão promove Anisong Dance All Styles Battle – Conexão Brasil Japão
Super Férias Cinesystem: todo mundo paga meia de segunda a quinta Super Férias Cinesystem: todo mundo paga meia de segunda a quinta
“O Urso S3” – Tudo que você precisa saber sobre a terceira temporada “O Urso S3” – Tudo que você precisa saber sobre a terceira temporada
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.