É muito interessante perceber como certas mensagens permanecem com sua importância intocada mesmo após a passagem de vários anos. E o quanto ainda são fundamentais dentro daquilo a se que propõem.
Escrito em 1936 pelo americano Munro Leaf, “O Touro Ferdinando” é um livro de leitura fácil e agradável, que encontrou seu lugar entre o público que acredita na mensagem apaziguadora que ele traz. Além do eficiente texto, a fábula é enriquecida pelas delicadas ilustrações em preto e branco, do também americano Robert Lawson.
Como o título da obra indica, o protagonista da história passada na Espanha, é um jovem touro chamado Ferdinando, que decide ir contra as questionáveis convicções dos que o cercam, de que deveria ter como única meta de vida participar de touradas promovidas em Madrid.
Mas, engana-se quem pensa que para isso ele usa de força bruta ou qualquer tipo de ação mais agressiva: ele é totalmente pacífico e tudo que mais quer é continuar próximo às flores de quem tanto ama sentir o perfume.
À primeira vista simples, a obra carrega uma relevância cada vez maior em tempos que enxergam a paz como uma coisa aparentemente inalcançável. E é essa singeleza de palavras e desenhos, que faz com que o trabalho de Leaf e Lawson continue sendo digno de várias republicações – como a mais atual, que chega às livrarias pela Editora Intrínseca, em lançamento simultâneo à adaptação cinematográfica que estreia nos Brasil nesta quinta-feira, 11 de janeiro (data em que você confere nossa Crítica Completa).
Ficha Técnica:
Título: O Touro Ferdinando
Título Original: The Story of Ferdinand
Autor: Munro Leaf
Ilustrações: Robert Lawson
Tradução: Flora Pinheiro
Editora: Intrínseca
Páginas: 72
Capa: Dura
Preço: R$ 39,90
ISBN: 978-85-5100-265-0
por Angela Debellis