São Paulo: No Mês do Rock, Estação Campo Belo recebe Exposição Rita Lee

Crédito: Divulgação / Gaby Alves

Julho é mundialmente conhecido como o Mês do Rock e nada melhor do que comemorar o período com uma exposição sobre a cantora e compositora Rita Lee, a Rainha do Rock brasileiro.

O evento acontece na estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás da ViaMobilidade, no piso mezanino intermediário e fica em cartaz até dia 31 de julho. Com autoria de Gaby Alves e curadoria da Galeria VerArte, da empresária cultural Vera Simões, a exposição conta com 10 painéis frente e verso, retratando bordados e pinturas sobre a vida da artista.

Uma paulistana apaixonada pela cidade, com músicas e inúmeras referências biográficas à capital de São Paulo, Rita Lee Jones de Carvalho foi um dos principais nomes do cenário pop-rock brasileiro. Cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, escritora e atriz, morreu aos 75 anos, no dia 08 de maio passado, deixando uma extensa obra, uma legião de fãs e diversas músicas de sucesso.

Natural do bairro da Vila Mariana, Rita Lee era apaixonada pelo parque do Ibirapuera, pelo Cine Metrópole, rua Augusta, bairro da Liberdade e o Museu do Ipiranga, entre outros locais da capital.

Pode ser retratada como a roqueira da Pompéia da música “Orra Meu”, ou melhor, a mais completa tradução de São Paulo, como diz trecho da música “Sampa”, de Caetano Veloso. A artista, inclusive, se auto intitulou Santa Rita de Sampa, em um álbum homônimo de 1997.

Gaby Alves, autora dos painéis e uma fã declarada da obra de Rita Lee, procurou reverenciar a artista com a criação de bordados, fotografias e impressões digitais. Começou a idealizar a exposição durante o período da pandemia de Covid-19, com peças coloridas que reproduziam períodos da Rita Lee “Ovelha Negra”, da fase “Cor de Rosa Choque”, a Rita dos “Mutantes”, do “Roberto de Carvalho”, em referências a músicas, grupos musicais que a artista participou e sobre o grande amor de sua vida, o marido e instrumentista Roberto de Carvalho.

Mês do Rock

Julho é considerado mundialmente o mês do rock em referência ao festival Live Aid, um megaconcerto realizado simultaneamente em Londres (Inglaterra) e na Filadelfia (EUA), em 1985, reunindo os principais nomes e grupos musicais da época – como Queen, Led Zeppelin, Phil Collins, Paul McCartney, David Bowie, Elton John, Madonna, Bob Dylan e Sting, entre outros. Os shows foram transmitidos ao vivo pela televisão para boa parte do mundo. Estima-se que 1,5 bilhão de pessoas, em mais de cem países, acompanharam as apresentações.

Serviço:

Exposição Rita Lee

De 06 a 31 de julho

Estação Campo Belo, linha 5-Lilás

Avenida Santo Amaro – Brooklin, São Paulo – SP

Evento Gratuito

da Redação A Toupeira

Filed in: Saia da Toca

You might like:

Conheça os Investigadores Especiais da Segunda Temporada de “Reacher” no Prime Video Conheça os Investigadores Especiais da Segunda Temporada de “Reacher” no Prime Video
Roda Rico estreia programação de Natal com árvore temática de “Patos!” e presença da patinha Gwen Roda Rico estreia programação de Natal com árvore temática de “Patos!” e presença da patinha Gwen
Começa a pré-venda de ingressos para “Aquaman 2: O Reino Perdido” Começa a pré-venda de ingressos para “Aquaman 2: O Reino Perdido”
Positivo Tech Services: falhas comuns em computadores de trabalho e dicas de prevenção Positivo Tech Services: falhas comuns em computadores de trabalho e dicas de prevenção
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.