Na semana do Dia Internacional da Mulher, a Mauricio de Sousa Produções e o Centro de Tradições Nordestinas se reúnem para homenagear uma das mulheres mais importantes da literatura brasileira: Rachel de Queiroz. Nascida em Fortaleza, Rachel foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras.
Além de escritora, Rachel se dedicou ao jornalismo, à educação, ao teatro, à política e traduziu mais de 40 obras para o português. Seus feitos a tornaram a segunda mulher a receber o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, em reconhecimento ao conjunto de sua obra.
Com uma obra tão rica e tantas contribuições a cultura brasileira, Rachel entra para a galeria de mulheres inspiradoras da História no projeto Donas da Rua, que trabalha a autoestima das meninas e seu direito a oportunidades. Rachel de Queiroz será representada pela personagem Mônica, Dona da Rua em pessoa, e terá sua biografia incluída na plataforma do projeto.
Para o lançamento da homenagem, o Centro de Tradições Nordestinas imprimiu cinco mil pôsteres que serão distribuídos no local nos dias 10 e 11 de março, durante o evento “Ninguém Segura Essas Marias”, que contará com uma série de ações e palestras gratuitas com temas pertinentes ao universo feminino e seu empoderamento na sociedade moderna.
Mais informações sobre o projeto no site: www.turmadamonica.com.br/donasdarua.
da Redação A Toupeira