Uma história de esperança para enfrentar os dias escuros

Créditos: Divulgação / Ana Paula de Abreu

Ter otimismo nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, é preciso guardar vaga-lumes em um vidro para iluminar as noites escuras e nunca deixar de acreditar em dias melhores, mesmo diante dos momentos mais difíceis.

No lançamento “Cabelo de Estrelas”, Ana Paula de Abreu aborda em uma narrativa poética a importância de manter a esperança durante o enfrentamento do câncer infantil.

A protagonista é uma menina que se vê no espelho e, embora não tenha mais cabelo por causa dos efeitos colaterais do tratamento, percebe que ainda pode sonhar: ao olhar para si mesma, ela imagina o seu cabelo das formas mais criativas, envolto em estrelas, flores, algodão e conchas do mar. Essas cenas amparam a ideia de que é possível recomeçar e seguir em frente até nas circunstâncias mais adversas.

Pintados pela ilustradora Ana Cardia, diversos desenhos em aquarela e em tons pastel preenchem as 32 páginas da obra. As ilustrações representam não somente as imaginações da personagem, que se enxerga como sereia e enche o quarto de luz com vaga-lumes, mas complementam a mensagem positiva transmitida pelo enredo e a abordagem delicada sobre o tema sensível.

Eu me olho no espelho e vejo meu cabelo de estrelas. Cabelos que brilham como um encontro de vaga-lumes debaixo do céu prateado. (Cabelo de Estrelas, p.4)

A autora escreveu este livro enquanto dedicava seu tempo como voluntária na oncologia pediátrica de um hospital, onde lia histórias e tentava levar um pouco de alegria para as crianças internadas.

Lá, ela testemunhou a coragem e a resiliência que os pequenos e as famílias demonstravam diariamente. Inspirada pela proximidade com essas experiências reais, ela relata uma visão humanizada e de empatia sobre o impacto da doença na vida das pessoas.

Pós-graduada em Literatura Infantil e Psicologia Positiva, Ana Paula de Abreu tem 14 livros infantis publicados e mais de 600 mil cópias vendidas.

Ficha Técnica:

Título: Cabelo de Estrelas

Autora: Ana Paula de Abreu

Ilustradora: Ana Cardia

Editora: Troia

Ilustrações: Ana Cardia

ISBN: 978-65-88436-45-5

Páginas: 32

Preço: R$ 74,00 (físico)

Onde encontrar: Amazon e Site da Autora

da Redação A Toupeira

Filed in: Livros

You might like:

Que palavra é essa? Leitura infantil para ampliar o vocabulário Que palavra é essa? Leitura infantil para ampliar o vocabulário
Fundação Japão promove Anisong Dance All Styles Battle – Conexão Brasil Japão Fundação Japão promove Anisong Dance All Styles Battle – Conexão Brasil Japão
Super Férias Cinesystem: todo mundo paga meia de segunda a quinta Super Férias Cinesystem: todo mundo paga meia de segunda a quinta
“O Urso S3” – Tudo que você precisa saber sobre a terceira temporada “O Urso S3” – Tudo que você precisa saber sobre a terceira temporada
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.