Websérie “HIV – 40 Anos – AIDS e suas Histórias” é lançada no CineSesc em São Paulo

Criada por Roseli Tardeli, a Websérie HIV – 40 Anos – AIDS e suas Histórias (com 06 episódios), produzida pela Agência de Notícias da AIDS, revive os desafios da transmissão vertical do HIV no Brasil a partir da memória de pessoas que estiveram na linha de frente contra a AIDS, como é o caso da Dra. Marinella Della Negra, responsável pelo atendimento de crianças vivendo com HIV no Emílio Ribas e Maria Cristina Abbate, que está à frente da Coordenadoria Municipal de IST/AIDS de São Paulo.

São histórias de superação e força. Momentos de apreensão, revolta e ressignificação da vida. Um a um, os personagens relatam como descobriram o diagnóstico, os desafios de viver com HIV na infância, adolescência e juventude e a luta diária contra o estigma e o preconceito.

Sinopse:

O primeiro episódio – um compilado de toda a série -, narra a história de quatro pessoas que vivem com HIV via transmissão vertical (da mãe para o bebê). Elas nasceram na década de 1990, nos primeiros anos da epidemia de AIDS no mundo: Marília Nascimento, Jennifer Besse, Gugãa Taylor e Diego Vieira.

Um a um, os personagens relatam como descobriram o diagnóstico, os desafios de viver com HIV na infância, adolescência e juventude e a luta diária contra o estigma e o preconceito.

Serão 06 episódios. O primeiro, um compilado de toda a série, será lançado no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, no CineSesc, às 19h30, em São Paulo.

Em seguida, o vídeo será disponibilizado na TV Sesc, nas redes sociais do Sesc São Paulo e nas redes sociais da Agência Aids.

Novos episódios estarão disponíveis a cada 20 dias.

Sobre a Agência de Notícia da AIDS:

Portal que, há 20 anos, trabalha diariamente com os jornalistas e a divulgação de informações e dados sobre a pandemia.

Nela, profissionais de comunicação encontram artigos assinados por especialistas na área de saúde, textos produzidos por pessoas que vivem com HIV/aids, dados sobre a evolução da epidemia no mundo e os resultados das pesquisas feitas em vacinas no combate à aids.

Atualmente 1.200 jornalistas, ativistas e integrantes da comunidade científica recebem pautas atualizadas sobre o tema.

Mais informações: www.agenciaaids.com.br.

Sobre Roseli Tardelli:

Jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero – São Paulo e com Mestrado pela Universidad de Las Ciências de La Informácion – Navarra – Pamplona – Espanha. Sua experiência ainda inclui a apresentação dos programas “Em Português Nos Entendemos”, “Opinião Nacional” e “Roda Viva” na Rede Cultura de Televisão (1992-1994). Roseli foi a primeira mulher a ancorar o Roda Viva. Em maio de 2003, lançou a Agência de Notícias da AIDS.

Em 1994, quando não existia o chamado “coquetel” de drogas contra a AIDS, Roseli perdeu seu irmão, Sérgio Tardelli, em consequência da AIDS. A família Tardelli processou o convênio médico que negou atendimento médico a seu irmão.

Venceram, criou-se jurisprudência e mais pessoas puderam ter seu direto à saúde respeitado pelos convênios.Desde então, dedica-se a ações de comunicação e cultura ligadas ao tema, principalmente por meio de sua Agência de Notícias da AIDS, que em 2023 completa 20 anos.

Sobre Aline Sasahara

Formada em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP e mestra em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicampo, Aline Sasahara é documentarista, diretora e roteirista, com foco especialmente em direitos humanos, movimentos sociais e educação.

Dentre seus trabalhos destacam-se Raiz Forte, sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST; Não Vão Nos Calar, sobre o racismo estrutural no Brasil, a partir da lavagem da escadaria da 13 de maio realizada anualmente pelo bloco Ilu Obá de Min; Salve, Santo Antônio!, sobre a explosão de fábrica clandestina de fogos de artifício na cidade de Santo Antônio de Jesus, Recôncavo Baiana e o impacto do desastre sobre a comunidade; Resistentes, sobre comunidades quilombolas do norte de Minas Gerais; Sebastião Salgado, Cidadão do Mundo, para a TV Senac, por ocasião do lançamento de Êxodos, no Brasil.

Serviço:

Lançamento da Websérie – 40 Anos – AIDS e suas Histórias

1º de dezembro às 19h

CineSesc

Rua Augusta, 2075. Cerqueira César. São Paulo / SP

da Redação A Toueira

Filed in: De tudo um pouco, Saia da Toca

You might like:

Crítica: “O Menino e a Garça” Crítica: “O Menino e a Garça”
Warner Bros. divulga trailer inédito de “Evidências do Amor”, comédia romântica com Sandy e Fabio Porchat Warner Bros. divulga trailer inédito de “Evidências do Amor”, comédia romântica com Sandy e Fabio Porchat
“Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo” ganha trailer e cartazes dos personagens “Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo” ganha trailer e cartazes dos personagens
Maior Encontro de Gatos da América Latina acontece em São Paulo Maior Encontro de Gatos da América Latina acontece em São Paulo
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.