Direto da Toca: Fomos à Exposição The Art of the Brick: DC Super Heroes

Imagine duas coisas que você muito. E agora pense em uma maneira de juntar as duas para criar algo ainda mais surpreendente. Esse é a proposta da Exposição “The Art of the Brick: DC Super Heroes”, montada na Oca do parque Ibirapuera em São Paulo e que será aberta ao público a partir de amanhã, 20 de setembro.

A instalação conta com 138 esculturas totalmente feitas de peças de LEGO e que representam personagens e artefatos icônicos da Editora DC Comics. Tal feito é obra de Nathan Sawaya, que já teve outros trabalhos expostos no Brasil (com a Exposição “The Art of the Brick”, em 2017) e que agora traz ao nosso país sua versão para as figuras emblemáticas que povoam o imaginário dos fãs de Super-Heróis.

Em entrevista concedida na manhã de hoje, o ex-advogado / atual artista revelou já estar trabalhando em uma nova exposição que deverá ser aberta ainda neste ano, mas não deu nenhuma pista sobre o tema – embora tenha afirmado que sue sonho quanto a criar peças relacionadas a Super-Heróis já está realizado, o que pode ser um indicativo de que o tema não será relacionado a quadrinhos, pelo menos não desse gênero em específico.

Quanto a ter alguma obra favorita, afirmou ter uma conexão maior com o Batmóvel (uma das peças mais impressionantes da mostra, recriada com quase 500 mil pecinhas de LEGO), porque foi o que levou mais tempo para ser concluído, cerca de dois meses no total. Também contou que a maior dificuldade se dá quando precisa criar formas humanas, graças às curvas naturais dos corpos.

Nathan foi incisivo ao afirmar que não acredita na possibilidade de haver o bem sem o mal, por isso criou esculturas dedicadas também aos maiores vilões da DC, com grande destaque ao Coringa – que por sinal é o primeiro personagem exposto no local e ao lado de quem é possível tirar fotos bem bacanas.

Sobre a Exposição

As esculturas estão divididas em várias salas temáticas: Mundo da DC Comics, Os Ícones, Fortaleza da Solidão, Construindo um Herói, Themyscera, DC Light, DC Dark, Sala da Justiça e Gotham. Dizer qual é a mais interessante seria uma injustiça com as outras, porque cada uma tem sua importância e merece ser admirada em todos os seus detalhes.

Ainda assim, é possível destacar a beleza etérea do Jato Invisível da Mulher-Maravilha, criado a partir de peças transparentes; a expressão pouco amigável do rosto imenso do Coringa; a tocante e necessária reflexão sobre a obra denominada “Empurrando”, que mostra Superman lutando contra um obstáculo que se forma com as peças de sua própria capa – uma alusão às dificuldades que nós mesmos colocamos em nossas vidas, muitas vezes.

É claro que também sobram aplausos para área dedicada ao Batman, que não só completa 80 anos, mas também é o personagem favorito do criador das peças. A ambientação de Gotham City é incrivelmente realista, não só pelo Batmóvel, mas pela imponência do Homem-Morcego que se esconde nas sombras ou mesmo pelo impressionante Bat-Sinal que surge como o maior foco de iluminação na réplica da sombria cidade.

Para quem quiser levar uma lembrança para casa, a loja localizada na saída oferece os mais diversos produtos, inclusive um livro oficial em capa dura que traz imagens e descrições de todas as obras e que deve fazer os olhos de muitos fãs brilharem com a possibilidade de adquiri-lo.

Para mais informações, acesse: www.livepass.com.br/event/the-art-of-the-brick-dc-super-heroes/.

Créditos: Fotos 1, 2 e 3: Carla Mendes. Fotos 4, 5 e 6: Angela Debellis.

por Angela Debellis

Filed in: Direto da Toca, Quadrinhos, Saia da Toca

You might like:

Editora Skull lança “Até que a Morte nos ampare” Editora Skull lança “Até que a Morte nos ampare”
Museu da Imagem e do Som promove maratona de filmes de terror Museu da Imagem e do Som promove maratona de filmes de terror
Robert Downey Jr. é destaque em vídeo de teste de elenco de “Dolittle” Robert Downey Jr. é destaque em vídeo de teste de elenco de “Dolittle”
Elton John está em êxtase com ‘Rocketman’ no Globo de Ouro Elton John está em êxtase com ‘Rocketman’ no Globo de Ouro
© 2019 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.