Direto da Toca: Fomos à Exposição The Art of the Brick: DC Super Heroes

Imagine duas coisas que você muito. E agora pense em uma maneira de juntar as duas para criar algo ainda mais surpreendente. Esse é a proposta da Exposição “The Art of the Brick: DC Super Heroes”, montada na Oca do parque Ibirapuera em São Paulo e que será aberta ao público a partir de amanhã, 20 de setembro.

A instalação conta com 138 esculturas totalmente feitas de peças de LEGO e que representam personagens e artefatos icônicos da Editora DC Comics. Tal feito é obra de Nathan Sawaya, que já teve outros trabalhos expostos no Brasil (com a Exposição “The Art of the Brick”, em 2017) e que agora traz ao nosso país sua versão para as figuras emblemáticas que povoam o imaginário dos fãs de Super-Heróis.

Em entrevista concedida na manhã de hoje, o ex-advogado / atual artista revelou já estar trabalhando em uma nova exposição que deverá ser aberta ainda neste ano, mas não deu nenhuma pista sobre o tema – embora tenha afirmado que sue sonho quanto a criar peças relacionadas a Super-Heróis já está realizado, o que pode ser um indicativo de que o tema não será relacionado a quadrinhos, pelo menos não desse gênero em específico.

Quanto a ter alguma obra favorita, afirmou ter uma conexão maior com o Batmóvel (uma das peças mais impressionantes da mostra, recriada com quase 500 mil pecinhas de LEGO), porque foi o que levou mais tempo para ser concluído, cerca de dois meses no total. Também contou que a maior dificuldade se dá quando precisa criar formas humanas, graças às curvas naturais dos corpos.

Nathan foi incisivo ao afirmar que não acredita na possibilidade de haver o bem sem o mal, por isso criou esculturas dedicadas também aos maiores vilões da DC, com grande destaque ao Coringa – que por sinal é o primeiro personagem exposto no local e ao lado de quem é possível tirar fotos bem bacanas.

Sobre a Exposição

As esculturas estão divididas em várias salas temáticas: Mundo da DC Comics, Os Ícones, Fortaleza da Solidão, Construindo um Herói, Themyscera, DC Light, DC Dark, Sala da Justiça e Gotham. Dizer qual é a mais interessante seria uma injustiça com as outras, porque cada uma tem sua importância e merece ser admirada em todos os seus detalhes.

Ainda assim, é possível destacar a beleza etérea do Jato Invisível da Mulher-Maravilha, criado a partir de peças transparentes; a expressão pouco amigável do rosto imenso do Coringa; a tocante e necessária reflexão sobre a obra denominada “Empurrando”, que mostra Superman lutando contra um obstáculo que se forma com as peças de sua própria capa – uma alusão às dificuldades que nós mesmos colocamos em nossas vidas, muitas vezes.

É claro que também sobram aplausos para área dedicada ao Batman, que não só completa 80 anos, mas também é o personagem favorito do criador das peças. A ambientação de Gotham City é incrivelmente realista, não só pelo Batmóvel, mas pela imponência do Homem-Morcego que se esconde nas sombras ou mesmo pelo impressionante Bat-Sinal que surge como o maior foco de iluminação na réplica da sombria cidade.

Para quem quiser levar uma lembrança para casa, a loja localizada na saída oferece os mais diversos produtos, inclusive um livro oficial em capa dura que traz imagens e descrições de todas as obras e que deve fazer os olhos de muitos fãs brilharem com a possibilidade de adquiri-lo.

Para mais informações, acesse: www.livepass.com.br/event/the-art-of-the-brick-dc-super-heroes/.

Créditos: Fotos 1, 2 e 3: Carla Mendes. Fotos 4, 5 e 6: Angela Debellis.

por Angela Debellis

Filed in: Direto da Toca, Quadrinhos, Saia da Toca

You might like:

Trilha sonora é destaque em novo vídeo de “Aves de Rapina” Trilha sonora é destaque em novo vídeo de “Aves de Rapina”
Watch TV disponibiliza duas temporadas de “As Tartarugas Ninja” Watch TV disponibiliza duas temporadas de “As Tartarugas Ninja”
“Sapatinho Vermelho e os Sete Anões” ganha primeiro teaser e pôster nacional “Sapatinho Vermelho e os Sete Anões” ganha primeiro teaser e pôster nacional
“1917” – Universal produz série de vídeos sobre a Primeira Guerra Mundial “1917” – Universal produz série de vídeos sobre a Primeira Guerra Mundial
© 2020 AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.