A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo recebe, no sábado (09), o chef Alex Atala para um bate-papo com o jornalista Arnaldo Lorençato, sobre a mandioca. O evento acontecerá no espaço cultural Cozinhando com Palavras, a partir das 11h, e contará com sessão de autógrafos do livro Manihot Utilissima Pohl: Mandioca. A participação será por ordem de chegada e sujeita a lotação máxima do espaço de 65 pessoas.
O encontro é uma homenagem ao principal representante da tradição alimentar brasileira. Organizada e idealizada por Atala, a obra reúne pesquisadores, cronistas, cozinheiros, indigenistas e fotógrafos para apresentar esse universo tão rico quanto diverso.
A publicação aborda aspectos culturais e se torna um registro único sobre como, de norte a sul do país, a mandioca resiste e permanece como sustento e alimento da população, ao mesmo tempo em que representa a ancestralidade do brasileiro.
O livro traça o panorama histórico do ingrediente, desde os costumes indígenas antes da chegada dos portugueses, destacando as formas de plantio, cultivo, processamento e preparo da mandioca; até a travessia dos séculos de colonização e a resistência à industrialização dos tempos recentes.
Além disso, o leitor percorre os estudos que Alex Atala e sua equipe fizeram para transformar a mandioca em iguarias exclusivas de seus cardápios, bem como confere receitas emblemáticas de alguns dos mais renomados cozinheiros do país, como Helena Rizzo, Dani Martins, Mara Salles, Claude Troisgros e Rodrigo Oliveira.
Serviço:
26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Bate-papo e sessão de autógrafos com Alex Atala
09 de julho às 11h
Espaço cultural: Cozinhando com palavras
Expo Center Norte
IMPORTANTE: A participação será por ordem de chegada e sujeita a lotação máxima do espaço de 65 pessoas
da Redação A Toupeira