A pesquisadora e arqueóloga Cintia Gama ministra na Casa-Museu Ema Klabin o curso “Procurar o coração: os textos científicos do Egito antigo”. Serão sete encontros entre os meses de abril a junho, sempre aos sábados, das 15h às 17h. As inscrições podem ser realizadas no site: https://emaklabin.org.br/.
O curso tem como objetivo apresentar o Egito antigo por meio dos textos considerados práticos ou científicos, que versam sobre os mais diversos domínios da sociedade egípcia.
Entre os assuntos abordados estão a medicina egípcia, os escribas, calendários, hinos, louvores, a matemática, documentos jurídicos, correspondências, papiros mitológicos, textos mágicos, oraculares, históricos e geográficos.
Sobre as aulas:
Aula I: Os escribas.
Aula II: Medicina egípcia antiga e seus textos.
Aula III: Textos históricos, geográficos e calendários.
Aula IV: Matemática e seus textos.
Aula V: Documentos jurídicos e correspondências.
Aula VI: Textos mágicos e oraculares. Aula VII: Hinos, louvores e papiros mitológicos.
Sobre a palestrante:
Cintia Alfieri Gama Rolland é doutora em religião egípcia antiga pela École Pratique des Hautes Études – Sorbonne, Paris; foi conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre.
Mestre em arqueologia pela UFRJ, graduada em história pela USP; integrante de três missões arqueológicas no Egito: Missão francesa de escavação de Tanis, missão Italiana de escavação da Tumba de Harwa, em Luxor, e missão de estudos da tumba de Nferhotep TT49. E professora de história da gastronomia nas Faculdades Metropolitanas Unidas.
Legenda da foto: Papiro médico Edwin Smith de aproximadamente 1700 a.C, exposto na Academia de medicina de Nova York. Crédito: Jeff Dahl.
Serviço:
Curso : “Procurar o coração: os textos científicos do Egito antigo”.
Datas: 27 de abril; 11 e 25 de maio; 1º, 08, 15 e 29 de junho (sábados) das 15h às 17h
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo/ SP
Vagas: 30
Inscrição: www.emaklabin.org.br
Investimento: R$ 450,00
Telefone: (11) 3897-3232
da Redação A Toupeira