“O Orfanato”, da diretora Shahrbanoo Sadat, acabou de ganhar trailer e pôster nacionais. O longa do Afeganistão, que participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2019, está previsto para estrear em um cenário pós-pandemia, com distribuição da Supo Mungam Films.
Tem como trama principal a história de Qodrat, jovem fã de Bollywood que mora nas ruas de Cabul no final dos anos de 1980. Ele vende ingressos de cinema ilegalmente, até que um dia é pego por oficiais e levado para um orfanato soviético.
Este sensível, original e poético filme é a segunda parte de uma pentalogia planejada pela diretora, iniciada com “Lobo e Ovelha”, e é inspirada no diário não-publicado de Anwar Hashimi, que interpreta o supervisor do orfanato. A diretora consegue contar a história de seu próprio país através da história de Qodrat e do orfanato.
https://www.youtube.com/watch?v=OoRb4UvXAnE&feature=youtu.be
Além do Festival de Cannes, “O Orfanato” também passou pelos festivais de Munique, Bruxelas, Sarajevo, Chicago, Londres, Busan e levou o Arau de Ouro de Melhor Filme no Festival de Reyjavik.
da Redação A Toupeira