Crítica: “Éden – O Mundo de Eva”

Alérgica a todos os tipos de substâncias químicas, poluição do ar, ondas de rádio e campos eletrônicos, e vivendo em total isolamento do mundo externo. Assim é a existência da protagonista do filme “Éden – O Mundo de Eva” (Eden), dirigido e escrito por Ágnes Kocsis.

Tendo como ponto de partida o grande dilema se as alergias de Eva (Lana Baric) são um transtorno real ou se são fruto de seu psicológico, a mulher passa por diversos testes em laboratório o que a faz se sentir como uma cobaia.

A única pessoa com quem a personagem tem contato é seu irmão, que, apesar de ajudá-la com as tarefas básicas, não parece se importar muito com o emocional dela. Por não poder se expor ao mundo, Eva se torna muito solitária.

As perspectivas de Eva começam a mudar com a chegada do Dr. Andras Jonas (Daan Stuyven), o psicólogo que foi contratado inicialmente para investigar a causa da doença da protagonista.

Como solução para expor Eva ao mundo, sempre que ela precisa sair ela usa uma roupa espacial – como a dos astronautas. A casa dela não tem nenhum tipo de equipamento eletrônico e possui isolamento acústico para não ter contato com os sons da rua.

Eva também não pode ouvir música, mas com a chegada de Andras ela começa a sentir novamente vontade de viver, e ficamos intrigados se, pelos avanços da terapia, ou pela presença do Doutor.

O longa nos mostra aspectos da relação de Andras e sua filha de apenas 10 anos. A aproximação dos dois se dá ao mesmo tempo em que a terapia com Eva começa a se aprofundar e apresentar leves resultados.

Há a tentativa de tratar assuntos delicados sobre transtornos emocionais, mas a realidade é que a partir de determinado momento, fica implícito o crescimento da relação entre Eva e András, e esse se torna o foco do drama húngaro.

A duração do filme é um pouco longa (153 minutos), o que pode ser considerado um fator monótono para parte do público.

“Éden – O Mundo de Eva” (Eden) é uma das estreias da semana do Cinema Virtual. Confira!

por Carla Mendes – especial para A Toupeira

*Título assistido via streaming.

Filed in: BD, DVD, Digital

You might like:

TecToy anuncia retorno triunfal ao mercado gamer com novo PC portátil, periféricos e jogos TecToy anuncia retorno triunfal ao mercado gamer com novo PC portátil, periféricos e jogos
G-Shock incorpora estética de Tron e Matrix em seus novos modelos G-Shock incorpora estética de Tron e Matrix em seus novos modelos
Direto da Toca: Fomos à Exposição “Klimt e Gaudí – O Impossível Existe” Direto da Toca: Fomos à Exposição “Klimt e Gaudí – O Impossível Existe”
Direto da Toca: Conhecemos a Exposição “Heróis DC” Direto da Toca: Conhecemos a Exposição “Heróis DC”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.