Crítica: “Fetiches”

A palavra fetiche soa como um tabu na maioria das vezes, principalmente quando se há dificuldade para compreender seu verdadeiro significado. Ela pode ser compreendida tanto no sexo como desejos pessoais intrínsecos acorrentados a vontades que estamos envergonhados ou criados para se envergonhar de atitudes que trazem de certa forma algum prazer.

Este prazer pode ser carnal ou psicológico, sentimental e imaginário. E “Fetiches” (Les Fantasmes), filme francês dirigido por Stéphane Foenkinos & David Foenkinos traz justamente a temática de explorar os mais diversos tipos de fetiches que casais podem ter.

A história aborda a vida de seis diferentes casais e seus mais complexos e distintos desejos sexuais, cada qual tentando desvendar o gosto do cônjuge e de si mesmo.

É interessante a ideia de um longa abordar de forma tão aberta conceitos e desejos diferentes existentes na sociedade. Mas, aqui vemos uma obra contida, sem muitos envolvimentos sexuais abertamente exploráveis e, de forma panorâmica, um filme quase que produzido para atingir um público casualmente familiar.

Não que isto seja ruim, mas com a expectativa para um título francês, de certa maneira quase um gênero do cinema, desinibido das amarras clássicas da sétima arte passa a impressão de que se segurou para não explorar mais.

As histórias, por tratarem de fetiches completamente diferentes, são um ponto positivo, mas uma ou outra trama acaba deixando explícito um roteiro até simplista. É uma comédia que parte de um princípio muito bom, mas que se afoga nos próprios desejos para impressionar.

A chave de ouro está no seu elenco escolhido. Denis Podalydès, Carole Bouquet e Jean-Paul Rouve, entre outros, entregam simpatia e atuações que fazem com que o espectador tenha o desejo de continuar assistindo a produção. Uma escolha sábia num elenco tão diverso e bem explorado.

“Fetiches” está disponível nas versões dublada e legendada para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, iTunes/Apple, Google/YouTube e Vivo Play, e é uma ótima oportunidade para se aprofundar no tema, ainda que não o explore tanto, e um ponto de partida para aqueles que querem entender mais sobre seus próprios fetiches.

por Artur Francisco – especial para A Toupeira

*Título assistido em Cabine Virtual promovida pela Synapse Distribution.

Filed in: BD, DVD, Digital

You might like:

Escape 60′ desperta o terror na Sexta-Feira 13 com experiência assustadora Escape 60′ desperta o terror na Sexta-Feira 13 com experiência assustadora
Bienal do Livro SP: Protagonismo negro e LGBT são destaques na Qualis Editora Bienal do Livro SP: Protagonismo negro e LGBT são destaques na Qualis Editora
Bienal do Livro: Itamar Vieira e Stênio Gardel são destaques na Arena Cultural Paper Excellence Bienal do Livro: Itamar Vieira e Stênio Gardel são destaques na Arena Cultural Paper Excellence
Bienal terá painel “Bibliotecários na promoção de ações antirracistas e inclusivas” Bienal terá painel “Bibliotecários na promoção de ações antirracistas e inclusivas”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.