Crítica: “Homens à Beira de um Ataque de Nervos”

Um filme que inicialmente confunde sobre o desfecho da narrativa, que a todo tempo fica o questionamento se é um drama ou uma comédia, até percebermos que é uma típica comédia francesa com um leve toque de drama.

“Homens à Beira de um Ataque de Nervos” (Men on the Verge of a Nervous Breakdown) narra a história de um grupo de homens solitários e com diversos problemas emocionais em diferentes áreas. Cansados da monotonia e da tristeza, eles resolvem partir pra um retiro em meio À natureza, que promete operar milagres.

Mesmo sem muitas informações claras sobre o retiro todos vão e ao chegar o local, são surpreendidos negativamente: a começar pela identidade do terapeuta que os conduziria Às profundezas de suas emoções e sentimentos.

A narrativa foca em abordar de forma clara a desconstrução de todos os paradigmas e limitações aos quais a vida os condicionou com o passar dos anos: cada um do grupo tem bloqueios, medos, traumas, saudades e culpas enraizadas.

Tudo isso gera nos personagens um parâmetro condicionado de que somente determinadas coisas que já conhecem são boas, não abrindo espaço pra o novo, não se permitindo viverem novas experiências, pois o medo maior é de que as novas experiências apaguem, de certa forma, o passado e toda a sua bagagem emocional.

Dirigida por Audrey Dana que também é co-roteirista, a produção deixa claro, desde a sinopse, o trocadilho do título com o longa de Pedro Almodóvar “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”. Porém, somente no título que há semelhança, já que o desenvolver das histórias são bem distintas.

Audrey conseguiu transformar tragédia s em comédias e transmitir isso ao público com clareza: o que no início era um pouco confuso, acaba muito bem esclarecido posteriormente. O que cada personagem buscava mesmo que de forma inconsciente era amor, alegria e leveza, e a partir do momento que cada um começa a enfrentar seus traumas e rir de suas próprias frustrações, o tão desejado resultado chega.

“Homens à Beira de um Ataque de Nervos” conta com um elenco muito conhecido do público francês: Thierry lhermitte,  Laurent Stocker, Marina Hands entre outros. A escolha desses atores foi um dos pontos mais acertados, pois a cumplicidade no olhar de todos faz a obra fluir com maestria.

A ideia de ser um grupo de desconhecidos partilhando suas dores e experiências lembra cenas comuns do nosso cotidiano entre amigos. Tudo isso aliado à fotografia que foi gravada em uma exuberante floresta, onde os cinegrafistas usaram muito bem esse recurso a seu favor.

por Leandro Conceição – especial para A Toupeira

*Título assistido em Cabine de Imprensa Virtual promovida pela Synapse Distribution.

Filed in: Cinema

You might like:

Morumbi Town recebe o evento Chá das Princesas Morumbi Town recebe o evento Chá das Princesas
“As Vidas de Nathan – O Presente”: Um livro para lembrar que a liberdade está no agora “As Vidas de Nathan – O Presente”: Um livro para lembrar que a liberdade está no agora
“O Urso do Pó Branco” chega ao catálogo do Telecine “O Urso do Pó Branco” chega ao catálogo do Telecine
MSP comemora os 60 anos da Mônica com painéis especiais na CCXP 2023 MSP comemora os 60 anos da Mônica com painéis especiais na CCXP 2023
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.