Direto da Toca: Fomos conferir a 17ª edição da Anime Friends

Depois de um hiato de dois anos devido à pandemia, o mais tradicional evento de cultura geek japonesa do Brasil, a Anime Friends, está de volta, agora em sua 17ª edição e nós, do A Toupeira, fomos conferir o que de melhor o evento tem a oferecer ao público que comparecer por lá.

Embora os efeitos da pandemia ainda possam ser sentidos no escopo do evento – reduzido em relação a outros anos – não faltam atrações para diversos gostos e interesses.

Há espaços para os fãs de jogos, sejam digitais ou de tabuleiros. Para os gamers, além da enorme área da Psparty, há pelo menos mais dois espaços gamers consideravelmente grandes, um deles trazido pela escola SAGA de design digital e de games, onde os frequentadores poderão experienciar games online em pc’s de ponta.

Já para quem prefere algo mais pessoal, como boardgames, tem a Arena Boardgames e os espaços das quatro maiores editoras deste tipo – Galápagos, GROK, Best Mark e Conclave – onde jogadores podem jogar à vontade diversos jogos, contando ainda com auxílio de atendentes para explicar como funcionam, caso nunca tenham experimentado.

Para quem gosta de música, não faltam também bandas de muita qualidade, tocando temas de animes e filmes japoneses, como a já tradicional Gaijin Sentai, e YUYU20, um projeto que reúne os artistas originais que gravaram a trilha sonora em portugues de Yuyu Hakusho, regravando e reapresentando as músicas do mesmo.

Falando em Yuyu Hakusho, a compositora e intérprete das músicas originais da série, Matsuko Mawatary, trará seus clássicos em sua última apresentação ao vivo. Já para os fãs de  J-Pop, as bandas  One n’ Only, e I Don’t Like Mondays trazem sua música para os palcos da Anime Friends, assim como a divertida Babybeard, liderada pelo lendário Ladybeard.

Quem quer conhecer mais sobre o mercado de mangá pode assistir às palestras com a autora A1, bem como o ilustrador Kaida Yuji. Já para os fãs de anime, e de dublagem mais especificamente, não faltam palestras com dubladores de renome como Guilherme Briggs, Cristiano Torreão, Miriam Ficher, Glauco Marques, Carol Valença, entre outros, que vão falar sua experiência não só no mercado da dublagem, mas também sobre os animes que trabalharam.

Por fim, há vários espaços temáticos e lojas para todos os tipos e gostos: Pelo menos três Maid Café’s estão na convenção, para quem tem curiosidade de conhecer a prática, ou já é fã; o Artist’s Alley está mais vivo do que nunca, com muitas produções independentes de grande qualidade, e ilustrações incríveis – vale destacar a presença de muitos artistas LGBTQIAP+ dentre os expositores; para quem curte um dos mais famosos universos da ficção, a Arena Star Wars, traz uma exposição de props – objetos de cena – dos filmes, bem como atividades para os fãs.

A Anime Friends 2022 está ocorrendo no espaço Anhembi até 10 de julho, e ainda dá tempo de curtir algumas destas fenomenais atrações.

Crédito das fotos: Ícaro Marques.

por Ícaro Marques

Filed in: Direto da Toca, Quadrinhos, Saia da Toca

You might like:

Crítica: “Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2” Crítica: “Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2”
Crítica: “Rivais” Crítica: “Rivais”
Crítica: “Plano 75” Crítica: “Plano 75”
Crítica: “La Chimera” Crítica: “La Chimera”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.