Direto da Toca: Participamos da Coletiva de Imprensa de “Caravana das Drags”

Aconteceu na tarde de hoje, 04 de abril, a Coletiva de Imprensa de “Caravana das Drags”, produção original Prime Video, que chega ao catálogo da plataforma de streaming em 14 de abril. Nós já assistimos ao primeiro episódio da produção, e contamos um pouquinho sobre o que esperar da novidade.

O evento que aconteceu de forma híbrida – com elenco reunido de forma presencial e jornalistas acompanhando de maneira remota – contou com a presença da dupla à frente da apresentação, Ikaro Kadoshi e Xuxa Meneghel -, das dez participantes – Chandelly Kidman, DesiRée Beck, Enme, Frimes, Gaia do Brasil, Hellena Borgys, Morgante, Ravena Creole, Robytt Moon, Slovakia – e de Malu Miranda, Head de Conteúdo Original Brasileiro para o Amazon Studios.

Os questionamentos em geral giraram em torno da importância de se ter uma produção voltada à arte drag em uma plataforma com a visibilidade do Prime Video e como ainda existe preconceito no que diz respeito a esse tipo de trabalho.

Com uma eloquência ímpar, que já se tornou sua marca registrada, Ikaro Kadoshi afirmou que, quando se pensa em Drag Queens, logo o que vem à cabeça da grande maioria é a imediata associação a boates, noites e estúdios. E que o diferencial de “Caravana das Drags” é, justamente, levar essas profissionais às ruas, para mostrar o quanto a arte pode ser transformadora.

Também mostrou, mais uma vez, gratidão à Xuxa, que, em suas palavras, tornou-se uma espécie de “babá” em sua infância, no período em que sues pais tinham brigas diárias, que culminavam em agressões à sua mãe e colocavam sua vida e de seus irmãos em risco constante. A emoção em seu discurso foi visível, assim como fica muito clara sua admiração e respeito pela eterna Rainha dos Baixinhos.

Sobre a qualidade do trabalho das drags brasileiras, Ikaro declarou que as artistas brasileiras são as melhores do mundo e que isso se deve à capacidade de conseguirem criar muito, mesmo quando os recursos são escassos, que elas fazem arte para serem valorizadas e fazem da arte seu ganha pão.

Que Xuxa sempre foi aliada da arte drag, não chega a ser novidade. A apresentadora – que se mostrou muito entusiasmada com a possibilidade de uma nova temporada após essa que chega em breve ao streaming – falou sobre seu fascínio por esse trabalho e afirmou que sempre teve um pouco de drag dentro de si.

O programa foi a oportunidade de externar esse apreço, ao tornar possível trazer à luz sua própria drag, batizada de Morgana Sayonara – em homenagem à sua mãe, Alda, que tinha pensado originalmente em dar esse nome à Xuxa.

Construída aos poucos, com muito estudo de maquiagem, além de combinações de roupas e acessórios, Morgana foi definida como uma “drag intergaláctica”, já que seus figurinos pendem para o estilo futurista e também serve de tributo à icônica nave espacial na qual a apresentadora surgia em seu programa diário.

Sobre a maior lição aprendida durante o período de gravações de “Caravana das Drags”, Xuxa declarou ter sido a possibilidade de acompanhar de perto a diversidade do elenco, cujas integrantes divergem por serem diferentes, mas tornam-se iguais devido ao preconceito sofrido em algum momento de suas carreiras. “No glamour, elas se conheceram, mas foi na dor que se abraçaram. É preciso ter compaixão, amor e respeito, e isso tem de sobra no mundo drag”, completou.

Consenso entre as participantes, a oportunidade de se levar a arte drag para um público mais amplo foi uma das coisas que mais chamaram sua atenção. Dos testes iniciais, ao momento em que foram convocadas. Da chegada ao local do início das gravações – em frente à Caravana -, passando pelas sessões de fotos oficiais e às apresentações em si, um item mereceu destaque entre as declarações: a humanização da figura das drag queens.

Segundo as concorrentes, “Caravana das Drags” deu a chance do público conhecer não apenas as artistas performáticas, mas as pessoas por trás dos figurinos deslumbrantes e maquiagens pesadas. O que tende a facilitar a aproximação com os espectadores que nada ou pouco conhecem sobre esse tipo de trabalho, mas que agora terão acesso a um conteúdo que, normalmente, acaba ficando restrito a um grupo muito menor.

Ainda sobre esse assunto, Malu Miranda salientou a preocupação da equipe do Prime Video em montar um elenco que fizesse sentido para o Brasil, a partir da missão de olhar a arte de dentro para fora. Segundo a Head de Conteúdo Original Brasileiro para o Amazon Studios, a ideia do programa é mostrar, além do óbvio glamour que naturalmente emerge quando o tema são as drag queens, a visão do ser humano, com todas suas facetas e complexidade.

“A intenção é levantar vozes que ninguém está ouvindo. O Prime Video diversifica seu conteúdo, dentro e fora da ficção. Quando assistir aos episódios de ‘Caravana das Drags’, o público vai perceber a dramaturgia da vida real. E o streaming é sobre liberdade”, finaliza.

“Caravana das Drags” estreia em 14 de abril no Prime Video. A temporada é composta por nove episódios inéditos que serão disponibilizados a cada semana na plataforma.

Crédito das fotos: Reprodução.

por Angela Debellis

Filed in: Direto da Toca, TV

You might like:

Direto da Toca: Fomos ao Escape Time conhecer o “Museu dos Horrores” Direto da Toca: Fomos ao Escape Time conhecer o “Museu dos Horrores”
Crítica: “A Teia” Crítica: “A Teia”
Crítica: “O Dublê” Crítica: “O Dublê”
Megapix exibe especial “Shrek” Megapix exibe especial “Shrek”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.