Direto da Toca: Resenha – “Acústico MTV: Manu Gavassi canta Fruto Proibido”

Crédito: Cleiby Trevisan

“Manu Gavassi canta Fruto Proibido” é a mais nova edição de uma das maiores e mais famosas franquias da MTV, o Acústico MTV.

O formato, no qual bandas e artistas tocam suas músicas apenas em versão acústica, ou seja, sem nenhum instrumento que precise de energia elétrica para funcionar, fez história com shows internacionais como o do,  já clássico, Nirvana, e com nacionais como o de Cássia Eller e Charlie Brown Jr.

Nessa nova edição, com a benção de Rita Lee, Manu Gavassi interpreta um dos mais famosos álbuns da cantora, que fez um grande sucesso em seu lançamento em 1975, e teve grande influência, não só no rock brasileiro, mas na música brasileira de forma geral.

Rita Lee é incomparável, tanto em suas composições, sua voz, quanto em sua presença de palco, mas dito isso, o acústico de Manu Gavassi é uma bela homenagem e mostra o quanto o trabalho da artista veterana é atual e relevante.

Crédito: Cleiby Trevisan

O cenário do acústico é belíssimo, feito para remeter aos anos 1970, em um estilo hippie chic modernizado. O palco, cercado de cortinas exuberantes e cheio de tapetes, confere todo o clima intimista dos Acústicos MTV. Toda produção de arte e figurino é muito bonita.

Como forma de exaltar as mulheres na música – uma ótima ideia – a banda que acompanha Gavassi é composta inteiramente por mulheres, desde os instrumentos convencionais e os nem tanto, ao back vocal.

Em uma pausa no início do acústico, Manu Gavassi explica o porquê de ter escolhido esse álbum:

“A Rita Lee  publicou esse álbum quando tinha mais ou menos a minha idade, mais ou menos 30. Esse álbum foi escrito há 47 anos e eu me identifico com absolutamente todas as letras, e acho que esse é o lance mágico da música, ela transcende o tempo, ela transcende gerações, e você perde o controle. Aqui estou eu, 47 anos depois”.

Crédito: Cleiby Trevisan

Manu também listou semelhanças e coincidências com Rita Lee: ambas capricornianas, nascidas na Vila Mariana, paulistanas, e acrescentou:

“Mas não é só isso, Rita Lee Tutti Frutti, ‘Fruto Proibido’ é um dos maiores álbuns da história do rock nacional, e a capa é rosa, escrita por uma mulher, em 1975. Foi um dos álbuns que mais vendeu do gênero na época, então ele não só fez história, como ele mudou a história das bandas que vieram depois. A gente está aqui pra celebrar, a arte, as musicistas, as compositoras, a Rita”.

O acústico também contou com participações especiais, como Liniker que cantou “Ovelha Negra” com Manu, em uma apresentação carregada de emoção, e Tim Fernandes que cantou “Gracinha”, uma canção original de Manu Gavassi, que também apresentou outra música autoral, a divertida “Bossa Nossa”.

O show se encerra com uma das mais famosas composições de Rita Lee, “Lança Perfume”, talvez a música que melhor casou com a voz e interpretação de Manu Gavassi.

“Acústico MTV: Manu Gavassi canta Fruto Proibido” é uma ótima apresentação para quem é fã de Rita Lee, Manu Gavassi e de boa música.

por Isabella Mendes – especial para A Toupeira

https://www.youtube.com/watch?v=AujAnRNcjzI&feature=youtu.be

*Título assistido a convite da MTV Brasil e do Paramount+.

Filed in: De tudo um pouco, Direto da Toca, TV

You might like:

Direto da Toca: Fomos à Escape Time conhecer o “Museu dos Horrores” Direto da Toca: Fomos à Escape Time conhecer o “Museu dos Horrores”
Crítica: “A Teia” Crítica: “A Teia”
Crítica: “O Dublê” Crítica: “O Dublê”
Megapix exibe especial “Shrek” Megapix exibe especial “Shrek”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.