A amizade de Mauricio de Sousa e Osamu Tezuka, nos anos de 1980, foi muito significativa, não só para os dois artistas, mas também para seus países. O grande mestre do mangá faleceu em 1989, mas o amigo brasileiro ficou com aquela ideia na cabeça e, anos mais tarde, conseguiu concretizá-la com os familiares de Tezuka – unir seus personagens em uma história que mostrasse duas famílias de países distantes que juntavam forças para defender os ideais da ecologia em suas aventuras.
Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha se encontraram com o Leão Branco, A Princesa e o Cavaleiro e Astro Boy em uma edição da revista Turma da Mônica Jovem que bateu recordes de venda no Brasil.
Essa revista, que agora terá sua publicação também no Japão, nos próximos meses, foi a razão de Mauricio de Sousa ser chamado para a homenagem aos 90 anos de Osamu Tezuka. A série “Princess Night Tezuka” desenhada nos Estúdios Mauricio de Sousa Produções (MSP), no Brasil, com personagens de Tezuka, teve seu primeiro capítulo lançado nas livrarias do Japão e faz parte do convite a grandes artistas convidados para essa produção histórica.
E o próximo dia 14 de novembro, reserva mais uma citação à obra do autor japonês dentro do Canal da Turma da Mônica no Youtube na série “Mônica Toy”, que já tem mais de 4,5 bilhões de visualizações. Os famosos personagens de Mauricio contracenarão com “Astro Boy” de Tezuka, no vídeo Astrotoy Toy Toy.
Produtos da Turma da Mônica no Japão
Latinhas de guaraná, saquinho plástico com cebolinhas in natura, salames, salsichas e nugget’s produzidos exclusivamente para o mercado japonês, por empresas locais, são os primeiros produtos que estampam, nas embalagens, os personagens da Turma da Mônica.
“Esse é o início de uma relação mais forte entre Brasil e Japão com a divulgação da cultura do mangá no Brasil e de nossa produção bem brasileira no Japão. Dois países que precisam aprofundar essa relação necessária e importante para as duas nações,” completa Mauricio de Sousa.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é uma empresa que produz histórias em quadrinhos no Brasil há mais de 59 anos e é responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica.
Na área editorial, a empresa já lançou mais de 400 títulos até hoje, e detém mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos do Brasil. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais 1,2 bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
A MSP investe em tradição com inovação e produz conteúdos disponíveis em várias plataformas com a mais alta tecnologia, aliando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com uma média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil produtos.
da Redação A Toupeira