Com o avanço da pandemia de COVID-19 (causada pelo Coronavírus), a economia global foi severamente afetada. Entre os que tiveram sua renda mais comprometida, estão os artesãos autônomos que dependem de eventos sazonais – em sua maioria esmagadora cancelados e /ou adiados por seus realizadores – para efetuar boa parte de suas vendas.
É para ajudar na visibilidade de seus trabalhos que nós do A Toupeira e nossos companheiros de trabalho do site CFNotícias começamos a série especial: “Iniciativa: Artesanato”. Neste primeiro capítulo, vamos falar sobre Euzilene Tinoco, fundadora da marca Ateliê Zi Tinoco.
Euzilene é formada em Artes Plásticas e, desde 2001, trabalha com artesanato, especialmente artesanato em papel: kirigami, origami e pop-up, mas se especializou na técnica do íris folding, que consiste em fazer uma imagem vazada e preenchê-la com tiras de papel, dando cor e volume ao desenho.
Com o tempo, ampliou suas habilidades e começou a trabalhar com a técnica japonesa kanzashi, que usa fitas para fazer acessórios de cabelo, além de esculturas, como o dragão que fez para o topo de um bolo de casamento.
Os temas para seus trabalhos artesanais começaram com datas comemorativas, mas com o advento dos eventos geeks, foram se expandindo para séries, livros, filmes, games e animes e foi a partir desse ponto que o negócio engrenou e surgiu a ideia de se juntar a três amigas – também artesãs – para fundar a CAN – Cooperativa de Artesanatos Nerd.
Infelizmente, com a crise econômica, Euzilene encerrou suas participações em eventos geeks, passando a vender os produtos sob encomenda, via redes sociais. Aproveitou esse período para realizar um sonho antigo de aprender a costurar e modelar seus próprios figurinos de cosplays, fazendo os cursos da área no Senai.
A artesã gostou tanto do resultado atingido, que hoje em dia, esta se tornou sua principal fonte de renda. Ela customiza e cria roupas, fazendo pequenos ajustes. Ultimamente sua especialidade é moda infantil.
“O artesanato está na minha alma, e não dá para ficar parada, então sempre estou criando coisas!”, declara Euzilene.
Ultimamente, ela também faz bijuterias com mini garrafinhas, como brincos (com base folhada), colares e chaveiros. Além disso, confecciona lembrancinhas em feltro com temas diversos.
Para mais informações e para realizar suas compras online, acesse as redes oficiais do Ateliê Zi Tinoco. As entregas são feitas para todo Brasil, via correios.
Facebook: www.facebook.com/euzilene.nepomuceno e www.facebook.com/Atelie-Zi-Tinoco
Instagram: https://www.instagram.com/atelie_zi_tinoco/
Lembrando que ninguém descostura a blusa de ninguém!
Crédito das fotos: Euzilene Tinoco / Divulgação.
por Angela Debellis