“O Livro da Discórdia” – Comédia francesa estreia nos cinemas

A comédia francesa “O Livro da Discórdia”, da diretora Baya Kasmi, aborda, com humor e leveza, as relações complicadas entre os membros de uma tradicional família argelina que vive na França.

Assim como o filme trata de temas espinhosos para os personagens, também traz assuntos que geram discussões entre o público como diferenças culturais, religiosas e étnicas, além de tabus sexuais. Distribuído pela Bonfilm, o longa-metragem – que esteve no Festival Varilux de Cinema Francês 2023 – estreia nos cinemas brasileiros em 14 de março.

“Eu não via como lidar com esses assuntos senão através da comédia, porque tudo no filme é tragicômico. Os personagens são todos ambivalentes, contraditórios com eles mesmos e com suas histórias”, comenta a diretora Baya Kasmi que atua também como corroteirista ao lado de Michel Leclerc, uma referência do cinema francês contemporâneo.

Créditos: Divulgação / Bonfilm

No filme, o protagonista Youssef Salem – vivido pelo ator Ramzy Bedia – é um escritor descendente de imigrantes argelinos que mora em Paris. Ao lançar “Le Choc Toxique” (Choque Tóxico), um romance parcialmente autobiográfico, inspira-se na sua família, na própria juventude e na forma como as questões relacionadas à sexualidade eram tratadas no ambiente onde cresceu.

O livro se torna um sucesso ao receber o Prix Goncourt, importante prêmio literário, transformando Youssef em celebridade e despertando interesse por sua história familiar. A fama inesperada, no entanto, acaba se tornando um problema, já que seus pais e irmãs não sabem que a obra contém referências pessoais. A partir daí, Youssef passa a tentar esclarecer mal-entendidos e a manter a união entre quem ele mais ama. Toda a trama é conduzida de maneira divertida e trata assuntos complexos com inteligência.

Sinopse: Youssef Salem tem 45 anos, é descendente de uma família de imigrantes argelinos e vive em Paris onde se dedica à escrita. Após uma série de contratempos, ele decide escrever um romance parcialmente autobiográfico, inspirado na sua juventude e em particular nos tabus que rodeiam a sexualidade no ambiente onde cresceu. O livro provoca um debate público apaixonado, mas também gera uma tensão no seio da sua família, que Youssef tentará manter unida o melhor que puder.

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema

You might like:

Que palavra é essa? Leitura infantil para ampliar o vocabulário Que palavra é essa? Leitura infantil para ampliar o vocabulário
Fundação Japão promove Anisong Dance All Styles Battle – Conexão Brasil Japão Fundação Japão promove Anisong Dance All Styles Battle – Conexão Brasil Japão
Super Férias Cinesystem: todo mundo paga meia de segunda a quinta Super Férias Cinesystem: todo mundo paga meia de segunda a quinta
“O Urso S3” – Tudo que você precisa saber sobre a terceira temporada “O Urso S3” – Tudo que você precisa saber sobre a terceira temporada
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.