Seja na televisão, no teatro ou no cinema, Fernanda Montenegro é unanimidade e referência para inúmeros artistas, principalmente as mulheres, simbolizando a força feminina no audiovisual.
Neste domingo, dia 16 de outubro, a dama da dramaturgia brasileira completa 93 anos e merece todos os aplausos e homenagens. A partir das 17h55, o Telecine Cult exalta a trajetória da aniversariante nos cinemas com quatro longas que refletem sua potência dentro e fora de cena.
A versão cinematográfica de Eles Não Usam Black-Tie abre a homenagem. Sucesso nos palcos, a peça escrita por Gianfrancesco Guarnieri também ganhou as telonas nos anos 1980 e se destacou no Festival de Veneza com três troféus, inclusive o de Melhor Filme pela Crítica e o de Prêmio Especial do Júri, além de ter concorrido ao Leão de Ouro.
Na sequência, às 20h05, outro clássico da carreira da atriz: O Auto da Compadecida, adaptação da obra de Ariano Suassuna, em que ela interpreta Nossa Senhora.
Na faixa das 22h, é a vez do emocionante Central do Brasil, um de seus principais longas reconhecidos mundialmente. Com a personagem Dora, Fernanda Montenegro conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim, em 1999, e concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz.
À 0h, é com Carminha que ela é destaque, no drama Piedade. A produção traz ainda Matheus Nachtergaele, Cauã Reymond, Irandhir Santos e Gabriel Leone e mostra como a fictícia cidade que dá nome ao filme enfrenta uma reviravolta quando a rotina dos moradores é abalada pela chegada de uma grande empresa petrolífera.
No catálogo do Telecine, dentro do Globoplay e via operadoras, também é possível conferir o show de atuação da aniversariante nas quatro produções. E para quem é admirador do cinema brasileiro e sua diversidade, na plataforma, dá para maratonar a cinelist Filmes Nacionais, com mais de 150 títulos, entre relíquias premiadas, longas atemporais e obras que propagam nossa cultura.
Serviço:
Especial Fernanda Montenegro
Telecine Cult
16 de outubro
17h55 – Eles Não Usam Black-Tie
20h05 – O Auto da Compadecida
22h – Central do Brasil
0h – Piedade
da Redação A Toupeira