Para incentivar a inclusão e fomentar a conscientização sobre o autismo, a TV Brasil reforça seu apoio a essa causa no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado anualmente em 02 de abril, com a exibição do seriado infantil “Pablo”.
Primeira produção audiovisual para crianças sobre o tema, o seriado combina técnicas de live action e animação para gerar empatia ao acompanhar o cotidiano de um menino autista. Com 52 capítulos de 11 minutos, a obra tem episódios diários na telinha da emissora pública desde 2019, de segunda a sábado, às 11h, e de segunda a sexta, às 15h, na faixa de programação TV Brasil Animada.
A iniciativa de exibir a atração em rede para todo o país busca promover a compreensão da sociedade a respeito do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Como a conscientização é um passo importante para o respeito às diferenças, a transmissão de “Pablo” pela TV Brasil contribui para que o público, tanto infantil quanto adulto, adquira conhecimento sobre essa condição.
Ciente da importância de conteúdos lúdicos, como o seriado “Pablo”, para o conhecimento, a reflexão e o diálogo em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo e de outras causas sociais, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil, está atenta às oportunidades de formalização de parcerias para a aquisição de conteúdos diversos e premiados.
Linguagem instiga imaginação a ajudar realidade
A produção inglesa foi dublada na íntegra por pessoas que têm autismo para representar autenticamente as experiências pelas quais essa parcela significativa da população passa todos os dias. Por isso, as vozes dos personagens que integram a série “Pablo” foram interpretadas por quem têm o mesmo transtorno.
Para que a sociedade possa estar em contato com esse universo, a produção traz as aventuras de um menino de cinco anos chamado Pablo que está dentro do espectro do autismo. Os desenhos inteligentes e artísticos do garoto ganham vida a partir da sua imaginação.
Pablo transforma os desafios da vida em histórias fantásticas para enfrentar o mundo real com segurança. Por meio de seus desenhos mágicos, ele cria um animado mundo interior em que, com a ajuda de seus amigos que também têm autismo, supera as adversidades com criatividade, empenho e autoconfiança.
Em cada episódio, Pablo enfrenta uma circunstância diferente da rotina que causa ansiedade, como cortar o cabelo ou acompanhar os pais ao supermercado. Por conta da sua condição, essas novas situações podem ser avassaladoras para ele, por motivos como barulho ou número de pessoas.
Os roteiros das tramas de “Pablo” foram redigidos em colaboração com talentosos jovens autistas que forneceram casos originais, inspiradores e divertidos para refletir as experiências de vida de crianças com autismo.
Com a primeira temporada realizada em 2017, a série inglesa obteve reconhecimento internacional de público e crítica. A produção em cartaz na TV Brasil conquistou o Prêmio 2018 Celtic Media Festival – Torc Award for Excellence na categoria programa infantil.
Faixa TV Brasil Animada
A obra audiovisual “Pablo” e outras produções para crianças e jovens podem ser conferidas na TV Brasil Animada, faixa de programação infantil com desenhos e seriados que a emissora pública ampliou para mais de dez horas de duração diárias em março de 2020.
Destaque para a volta de temporadas inéditas em sinal aberto de sucessos que encantam a turminha. O canal apresenta a segunda temporada de Peixonauta e de SOS Fada Manu, a quarta e quinta de O Show da Luna! e a sétima, oitava e nona de Detetives do Prédio Azul.
Entre as novidades para a criançada, as principais atrações da TV Brasil para esse público são a novelinha Valentins e a animação Conta Comigo, obra dos mesmos diretores de Meu Amigãozão. Outras estreias são as produções Cantando com Ping e Pong, Canninópolis, Mouk, Mighty Mike, Jelly Jam, Bottersnikes & Gumbles e Meu Cavaleiro e eu.
Organizada por faixa etária, a sessão animada em cartaz na TV Brasil tem janela especial com recursos de acessibilidade entre 7h45 e 9h30. Após os telejornais da manhã, a partir das 10h até às 14h e, depois, de 14h30 até as 19h, a emissora pública traz conteúdos adequados para jovens de diversas idades.
Animações para crianças na pré-escola, atrações infantis e produções voltadas para o público adolescente estão no ar. A faixa destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo. As séries e animações em cartaz na TV Brasil reforçam valores como a não violência e a tolerância às diferenças.
Aos fins de semana, esse público também pode se divertir na TV Brasil com os desenhos e seriados entre 10h e 14h, aos sábados, e 11h às 13h, aos domingos, quando um dos destaques é a faixa Sessão Família com filmes e animações em longa-metragem para a criançada e seus pais entre 14h e 16h.
da Redação A Toupeira