Com sete filmes inéditos no Brasil, 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema será realizada online

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e patrocínio da Casa Árabe, promoverá, de 20 de agosto a 16 de setembro de 2021, a 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa.

Realizado exclusivamente online no site www.mundoarabe2021.icarabe.org (de 20 de agosto a 02 de setembro, com inscrições gratuitas e na plataforma Sesc Digital www.sescsp.org.br/cinemaemcasa (de 20 de agosto a 16 de setembro), o evento trará sete filmes inéditos no Brasil (veja programação abaixo), reforçando o caráter da diversidade dos países árabes e da aproximação com a sociedade brasileira, como tem sido ao longo de toda a trajetória da mostra, que projetou-se no cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo.

A curadoria da Mostra é de Arthur Jafet, que ressalta: “Na esteira da pesquisa por obras da cinematografia contemporânea do Mundo Árabe, põe-se em xeque a identidade de povos e o ideal de nação que se pretende forjar, sob a ótica crítica de seus diretores que despontam no afã de denunciar temáticas de cunho regional e universal”.

A abertura será realizada dia 19 de agosto, às 19h, online (no canal do ICArabe no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCfmZ3RvF7GUiHcVFgW2FdJg).

Após a abertura, os filmes ficarão disponíveis na plataforma da Mostra a partir do dia 20 – um por semana – e podem ser assistidos pelos usuários cadastrados em quaisquer dias e horários da semana em que estiverem em cartaz nas plataformas, conforme programação abaixo.

Na plataforma Sesc Digital, os filmes também estreiam às sextas – um por semana –, com início no dia 20/8, e ficam disponíveis dentro da série Cinema #EmCasaComSesc. Para assistir, acesse www.sescsp.org.br/cinemaemcasa. Não há necessidade de cadastro.

Também serão promovidos encontros online com diretores convidados, que serão exibidos no canal do ICArabe no YouTube.

Programação:

No Sesc:

De 20 a 26 de agosto: “200 Metros”

De 27 de agosto a 02 de setembro: “Bagdá Vive em Mim”

De 03 a 09 de setembro: “Caos”

De 10 a 16 de setembro: “Os Espantalhos”

Na plataforma da Mostra:

De 20 a 26 de agosto: “Chave de Fenda”

De 27 de agosto a 02 de setembro: (2 filmes) “Nós somos de lá” (longa-metragem) e “In Memoriam” (curta-metragem)

Encontros online:

De 27 de agosto, às 18h – Bate-papo sobre o filme “A 200 Metros”, com o cineasta Ameen Nayfeh, a historiadora Maria Aparecida Aquino, professora-titular da USP, e o jornalista Diogo Bercito.

De 1º de setembro, às 17h – Bate-papo sobre o filme “Nós Somos de Lá” e o curta “In Memoriam”, com os cineastas Wissam Tanios e Otávio Cury, a reitora da Unifesp e idealizadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema, Soraya Smaili, e o historiador Murilo Meihy (UFRJ).

De 03 de setembro, às 19h – Bate-papo sobre o filme “Bagdá Vive em Mim”, com o cineasta, Samir Jamaleddine, o professor-titular da Unicamp Mostafa-el Guindy e o jornalista José Arbex.

Serviço:

16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

De 20 de agosto a 02 de setembro

Onde: online

Quanto: acesso gratuito

Plataforma da Mostra: www.mundoarabe2021.icarabe.org

De 20 de agosto a 16 de setembro

Plataforma Sesc Digital:  www.sescsp.org.br/cinemaemcasa

Mais informações: www.icarabe.org

da Redação A Toupeira

Filed in: Cinema, De tudo um pouco

You might like:

Prime Video lança trailer oficial e data de lançamento da segunda temporada de “Star Trek: Picard” Prime Video lança trailer oficial e data de lançamento da segunda temporada de “Star Trek: Picard”
Disney cria Exposição Imersiva do filme “O Beco do Pesadelo” no Shopping Frei Caneca Disney cria Exposição Imersiva do filme “O Beco do Pesadelo” no Shopping Frei Caneca
Paris Filmes divulga novo pôster nacional do anime “Belle” Paris Filmes divulga novo pôster nacional do anime “Belle”
Bolo Sonho de Limão é a dica da Castelo Alimentos Bolo Sonho de Limão é a dica da Castelo Alimentos
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.