“Eu queria mostrar algo que não fosse uma ilusão. Algo que fosse real. Algo que pudessem ver e tocar”.
(Jurassic World – Domínio)
Milhões de anos desde sua extinção não são suficientes para diminuir a popularidade dos dinossauros. As gigantescas criaturas que protagonizam filmes e séries, também se destacam em livros dos mais variados gêneros, ainda sendo representados em peças de vestuário, fantasias / cosplays e brinquedos. O mercado relacionado ao assunto é ilimitado.
Para os fãs do tema, a boa pedida é a “Jurassic World by Brickman”, exposição interativa (e acessível) montada no Shopping Eldorado, localizado no bairro de Pinheiros, na capital paulista. No espaço temático criado por Ryan ‘Brickman’ McNaught, 6 milhões de peças de LEGO dão forma a várias espécies de dinossauros, inclusive algumas vistas na icônica franquia “Jurassic World” (cujo quarto longa chega aos cinemas em 2025).
Antes mesmo de adentrar a exposição, já é possível fazer os primeiros registros de uma das esculturas, e de conjuntos de LEGO que recriam famosas cenas / cenários da saga de filmes. Mas, é quando as portas do “Parque” se abrem, que começa a real a sensação é a de estar na Ilha Nublar.
Através dos corredores, vemos detalhadas composições de figuras que variam de tamanho, passando de ovos e filhotes a animais adultos. Em todos os ambientes, há placas contendo informações técnicas sobre as espécies, além do total de peças plásticas utilizadas em cada uma. Assim como as esculturas, os números também são imensos.
Destaque para a belíssima filhote de Braquiossauro que nos faz ter ideia da nossa diferença de tamanho perante esses incríveis espécimes. Ah, não saia da sala sem olhar todos os detalhes, há um ponto surpreendente no que diz respeito à posição da escultura.
Quem quiser se aventurar na criação de suas próprias obras, pode aproveitar as milhares de peças disponíveis nos pontos interativos da exposição, que convidam o público a dar vida a animais, participar de um experimento genético e replicar pegadas de dinossauros fugitivos.
É possível seguir algumas regras para executar as tarefas, contudo, o mais legal do evento é deixar a imaginação correr solta, mesmo quando não há muita habilidade para entregar resultados impecáveis. Novas espécies aguardam para serem criadas.
Monitores estão dispostos em todas as salas, oferecendo mais informações a respeito do material exposto e ajudando a fazer os melhores registros. Um dos mais interessantes é o que possibilita aos visitantes assumir os papéis de motorista / passageiro de um jipe do Parque, enquanto fogem de um faminto T-Rex. É a chance de fazer parte de uma das sequências mais icônicas das telonas.
Por falar em cinema, que tal mostrar suas habilidades de treino ao encontrar os Velociraptors Blue e Delta? E, lembre-se de olhar para cima, afinal, em determinada parte do percurso, há Pterodáctilos sobrevoando o lugar.
Na saída, há uma loja com diversos produtos relacionados ao tema, entre os quais, canecas, bonés, camisetas e figuras colecionáveis. Também é possível adquirir uma foto digital que dá a ideia de estarmos diante de um T-Rex.
Como é óbvio e já foi dito tantas vezes nos filmes, “humanos e dinossauros não podem coexistir”. Mas isso não nos impede de imaginar como seria incrível se tivéssemos essa oportunidade.
Para mais informações e compra de ingressos, acesse: https://jurassicworldbrickman.com/sao-paulo/
Crédito das fotos: Clóvis Furlanetto.
por Angela Debellis