Direto da Toca: Conversamos com César Manzione, da “Canal 3 Expo”

Durante a Canal 3 Expo tive a oportunidade única de conhecer alguns membros do Canal 3, grupo responsável pela realização desta feira. Dentre eles, conversei com César Manzione que, mesmo não sendo um dos fundadores, se juntou ao grupo em seus primórdios. Assim pude saber o porquê, o como, e de onde surgiu a Canal 3 Expo.

Segundo César, tudo começou em novembro de 1999 no Yahoo Groups, um site que abrigava diversos grupos de discussão, onde foi criado o grupo Canal 3 por fãs e entusiastas de videogames que na época já eram considerados antigos, vintage ou retrô, como o Atari 2600, o Odissey e o Telejogo. Além do Yahoo, também passaram a utilizar o mIRC como forma de comunicação.

Primeira mensagem no Yahoo Groups. Crédito: Reprodução

O grupo não se resumia a apenas discussões sobre os videogames e seus jogos, mas também os membros negociavam entre si, indicavam lojas e vendedores. Porém, ainda mais marcantes eram as conversas sobre modificações de consoles.

Dentre os entusiastas destas, encontravam-se engenheiros, técnicos e outros entendidos de eletrônica, que se encarregavam de botar esse tipo de alteração em prática. Um destes projetos, que César enfatizou, foi alterar o Atari 2600 para Cabo AV ao invés de antena.

Foi justamente procurando jogos para este console que César se juntou ao Canal 3, no fim de 2000, a convite de Eduardo Luccas, um dos técnicos em eletrônica do grupo que entendia não só de Atari, bem como de gravar jogos para este, César se juntou ao mIRC, e posteriormente no Yahoo Groups.

Primeira mensagem de César no Yahoo Groups. Crédito: Reprodução

Quanto aos encontros presenciais, César me explicou que originalmente começaram em 1999, realizados na casa do finado Norian Munhoz, um dos fundadores do Canal. Eram uma forma dos colecionadores conversar pessoalmente, e conhecer alguns dos consoles discutidos que não possuíam ou não conheciam. Cada um levava seus consoles e jogos, comida e bebida, e passavam um dia curtindo os videogames.

No entanto, os encontros não se restringiam a apenas aos do Canal 3, mas de grupos também que surgiram a partir destes, mais direcionados, como o Segamania, dedicado a jogos da Sega e o Video Magia, mais restrito na percepção dos jogos retrô.

Não demorou e os eventos começaram a se tornar grandes demais para apenas uma casa. Inicialmente utilizaram o salão de festas de Bruno Maimoni (hoje, o principal organizador destes encontros), a quem César auxiliava, bem como outros como Ricardo Wilmers e Dáblio, logo passando para espaços externos, como salões de festa. O ponto alto deste primeiro momento foi quando alugaram um salão na Avenida Paulista em São Paulo para a realização.

A forma, no entanto, também mudara com o tempo: vendedores passaram a participar e o evento começou a ser parcialmente pago por frequentadores. Os lojistas tinham que bancar com a estrutura própria, pois eles viriam a obter um certo lucro, enquanto a parte mais grossa do gasto ainda era bancada pelos próprios membros.

O evento continuou a crescer, até que Victor Emmanuel – membro do Canal 3 e professor da PUC-SP – conseguiu na universidade um espaço para a realização do evento, além de contar com o apoio da própria, de forma que puderam utilizar o considerável acervo de tevês de tubo para conectar os videogames.

O que viria a ser a Expo começou a tomar forma, com bancas de exposição e bancas de vendas, bem próximo ao que se tem hoje, ainda que em escala reduzida, e por muito tempo seguiria com este formato.

A grande virada veio com a pandemia: o evento programado para 2020 na PUC foi cancelado, e ficaria pelo menos até 2022 sem ocorrer. Foi quando eles perceberam que precisavam crescer ainda mais, e num espaço do Bunkyio de São Paulo, os encontros se tornaram a Canal 3 Expo, que não só foi um sucesso, como lotou a ponto de ultrapassar qualquer expectativa. Mas o evento ainda precisava crescer.

Em 2023, César trabalhava como advogado auxiliando startups, no espaço State Innovation Center, na Vila Leopoldina, onde ocorriam eventos de grande porte. Sendo assim, a equipe de organização dos eventos, da qual ele fazia parte (e que agora já estava consolidada propriamente), decidiu alugar o espaço, trazendo uma estrutura mais elaborada, segundo ele, aprendendo com os erros do passado.

Novamente o evento foi um sucesso, lotando ainda mais que no ano anterior, com um público de 2500 pessoas. Conseguiram trazer vários membros que já fizeram parte do Canal e dos encontros anteriormente, como o próprio Eduardo Luccas, que convidou César para o grupo.

Uma coisa que César enfatizou foi a expansão do significado de videogames retrô que hoje são até mais velhos do que o Atari era na época do surgimento do Canal: o Playstation tem por volta de 23 anos no Brasil, enquanto o Atari 2600 tinha somente por volta de 16 anos no país em 1999. Desta forma, como ele disse, a Expo procura abraçar esses consoles e jogos mais recentes, mas que hoje já são antigos.

Além disso, para ele é de grande importância que o evento também se empenhe em outras áreas, como com o espaço geek e a área dos jogos indies, para assim aproximar novos públicos, furando a proverbial bolha, talvez até mesmo conhecer novos consoles e interesses, agregando novos grupos, que se encaixam na proposta do evento.

César Manzione e Dáblio, membros do Canal 3, e dois dos organizadores da Expo. Crédito: Ícaro de Carvalho

Para César, talvez o mais fundamental seja que o evento ainda mantém o espirito dos originais: um grande encontro de games retrô, realizado por amigos que compartilham seu amor por esses videogames.

por Ícaro de Carvalho – especial para A Toupeira

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

Crítica: “Conclave” Crítica: “Conclave”
“1923”: Paramount+ divulga trailer oficial da nova temporada “1923”: Paramount+ divulga trailer oficial da nova temporada
No almoço de domingo, que tal servir Espaguete ao Pesto? No almoço de domingo, que tal servir Espaguete ao Pesto?
ET de Varginha 29 anos: livros para celebrar o mais famoso evento ufológico do Brasil ET de Varginha 29 anos: livros para celebrar o mais famoso evento ufológico do Brasil
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.