
Crédito: Angela Debellis
Não conseguir realizar feitos aparentemente fáceis pode ser frustrante. Ainda mais se outros ao nosso redor, que já tiveram êxito, insistem em diminuir aqueles que, por qualquer razão, têm mais dificuldade.
Saber lidar com isso é um dos grandes desafios que enfrentaremos durante a vida. Aceitar que nem todos são iguais, que nem todas as habilidades são passíveis de serem desenvolvidas (e que está tudo bem em não saber tudo), além de respeitar nossos limites e dos demais que nos cercam é imprescindível para conviver em sociedade.
Através de uma história simples, facilmente compreendida – inclusive por jovens leitores(as) – “Eu não morsigo” trata de temas relevantes com uma delicadeza louvável. E consegue mostrar-se relevante frente à questão da insegurança que acaba nos envolvendo em algum momento de nossas trajetórias.
O adorável protagonista da obra lançada pela Pera Book Editora é um gatinho azul de olhos expressivos, que não se sente capaz de fazer coisas triviais para a maioria dos felinos. Pular em uma mesa, desviar de uma poça de água ou escalar uma árvore é intimidador se você é um filhote que não confia em si próprio.

Crédito: Angela Debellis
Ainda mais se outros gatinhos teimam em afirmar o quanto é fácil executar tais tarefas. Ou quando os gatos adultos se esquecem de que já foram pequenos e agem como se detivessem toda a sabedoria do mundo, fazendo pouco de quem precisa de incentivo.
Mas, nem tudo está perdido. É preciso perseverar e acreditar em nossa capacidade de evoluir e aprender. É claro que tudo fica melhor se tivermos alguém que nos ajuda a confiar e reconhece nosso esforço, mesmo quando não temos sucesso rapidamente.
Escrito por Blandina Franco e ilustrado por José Carlos Lollo, o livro é perfeito para apresentar temas fundamentais às crianças menores. Perceber, desde cedo, a necessidade do acolhimento e o quanto certas comparações tendem a ser injustas, faz com que se crie um ambiente onde a empatia por nós mesmos torna-se tão importante quanto a que temos pelo próximo.
E, quando você achar que não “morsegue”, não desista. Respire fundo, e, no seu tempo, tente outra vez! Acredite: vale a pena.
por Angela Debellis
*Leitura feita a partir do livro cedido pela Pera Book Editora.


comment closed