Direto da Toca: Fomos conferir a “Exposição Movimento Armorial 50 Anos” no CCBB em São Paulo

Palco de belíssimos eventos, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB) a recebe a Exposição Movimento Armorial 50 Anos, uma mostra que reúne arte e encontros musicais acerca do movimento artístico nascido no nordeste na década de 1970. O movimento armorial foi criado e consagrado pelo pintor, dramaturgo, escritor e professor Ariano Suassuna (1927-2014) e grande parte do acervo é uma homenagem ao imortal que faz parte da Academia Brasileira de Letras.

O CCBB é um prédio histórico localizado no centro da cidade de São Paulo e a exposição ocupa os quatro andares mais o subsolo do local, separando as décadas e artistas do movimento. A mostra foi pensada totalmente como analógica, sem o uso de recursos digitais. Vemos a priorização do modo como os artistas deste movimento criavam a sua arte, escrevendo em papéis, pintando e esculpindo a mão, em especial Suassuna que tinha um modo de criação bem tradicional.

Outro destaque para os visitantes é a possibilidade de começar em qualquer andar do prédio, sendo eles independentes, ainda que complementares. Mas, iniciar do 4º andar e seguir decrescendo é uma opção boa, iniciando então com as obras de Ariano Suassuna e finalizando com o quase contemporâneo do movimento.

Além disso, a presença de um acervo riquíssimo é o que chama mais atenção na exposição. Durante a visita guiada que tivemos oportunidade de participar, Denise Mattar, curadora da mostra, nos revelou que levaram-se meses para localizar e reunir grande parte do acervo. E ainda, a exposição conta com consultoria de Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, acrescentando e muito na riqueza da história presente na mostra.

Os pesquisadores e interessados pela vida e obra de Ariano Suassuna terão a oportunidade ainda de conhecer a linha do tempo da vida e carreira do artista. Esta linha do tempo é também um destaque da exposição, uma vez que foi cuidadosamente pesquisada e montada, sendo provavelmente a linha do tempo mais correta de sua carreira.

Também há a presença de réplicas do figurino do filme “A Compadecida” (1969), escrito e idealizado pelo próprio Ariano Suassuna, cujo elenco trazia nomes como Regina Duarte, Antônio Fagundes, Zózimo Bulbul e outros. Apenas o raríssimo figurino de Nossa Senhora, interpretada na época por Regina Duarte, é o original. Um ótimo momento para os amantes da cinematografia brasileira.

“Movimento Armorial 50 Anos” é, sem dúvida uma exposição que não pode deixar de ser contemplada por quem está em São Paulo. Trazendo desde o vocabulário sertanejo até as histórias em cordel, o evento é rico em cultura brasileira e em especial nordestina. É impossível sair do CCBB sem ter orgulho da cultura do nosso país e da arte que é produzida aqui.

Crédito das fotos: Artur Francisco.

Serviço:

Exposição Movimento Armorial 50 anos

De 20 de julho a 26 de setembro. Todos os dias (exceto às terças), das 9h às 20h

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo

Entrada Gratuita

por Artur Francisco – especial para A Toupeira

Filed in: Direto da Toca, Saia da Toca

You might like:

Baque do Vale celebra 20 anos com show especial no Teatro Metrópole, em Taubaté Baque do Vale celebra 20 anos com show especial no Teatro Metrópole, em Taubaté
Crítica: “Robô Selvagem” Crítica: “Robô Selvagem”
Crítica: Inverno em Paris” Crítica: Inverno em Paris”
Crítica: “Força Bruta: Sem Saída” Crítica: “Força Bruta: Sem Saída”
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.