Quando o pai de Júlia teve o primeiro infarto em 2007 e a mãe foi diagnosticada com um câncer agressivo em 2008, ela mergulhou em um intenso processo – que levaria 12 anos – acompanhando o adoecimento, os cuidados e, por fim, a morte de ambos.
Na época, não se ouvia falar sobre morte, tampouco sobre os desafios vividos por quem estava prestes a conhecê-la de perto. Em meio a tratamentos, burocracias, emoções ambivalentes e cansaço, Júlia buscou informação e instrumentos para ajudá-la a enfrentar o caminho que trilhou como cuidadora.
O resultado dessa experiência e anos de investigação é a obra “Uma casa que não pode cair”, que chega às livrarias pela Editora Planeta.
Mais do que compartilhar a própria vivência, o texto de Júlia Jalbut reúne materiais e recursos práticos essenciais para a realização de um cuidado integrativo da pessoa doente, no qual não só a doença é tratada, mas a pessoa em si.
Além disso, a autora destaca a importância de cuidar de quem cuida, como lidar com a proximidade da morte, os trâmites burocráticos, os rituais de despedida e o luto. “Não se fala sobre essa experiência de estar ao lado. Essa ausência de relatos e de instrumentos de apoio torna um processo que já é solitário ainda mais ermo.”, escreve Júlia na introdução da obra.
Organizado em oito capítulos, o livro segue de forma cronológica a vivência particular de Júlia como acompanhante e cuidadora dos pais. Ela explora desde a descoberta de que alguém próximo está doente, os cuidados em todas as dimensões, as multifaces da experiência de ser acompanhante, as incertezas e ambiguidades a cada novo estágio até a morte, os lutos e a reconstrução de quem passou por esse processo.
Ao final da obra, a autora disponibiliza as referências e bibliografias que a orientaram e o acesso ao Mapa do Cuidado, ferramenta que criou para reunir informações, recursos e inspirações que auxiliam cuidadores a se prepararem para situações que poderão encontrar durante o processo de cuidado.
“Uma casa que não pode cair” ainda conta com prefacio do psicanalista e escritor Alexandre Coimbra Amaral, texto de orelha assinado pela médica e escritora Ana Claudia Quintana Arantes e argumentos de especialistas.
Com sensibilidade e assumindo a própria vulnerabilidade, Júlia Jalbut cria um espaço de acolhimento e faz uma proposta. “Neste livro, abro as portas da minha casa e convido você a olhar também para a sua. Que esta leitura possa ser um refúgio para você, enquanto a sua própria história ainda estiver em construção. Entre e seja bem-vindo.”, finaliza.
Ficha Técnica:
Título: Uma casa que não pode cair
Autora: Júlia Jalbut
ISBN: 978-85-422-2158-9
Páginas: 256
Preço: R$ 61,90
Editora: Planeta
da Redação A Toupeira